Data: 15/09/2021 09:26 / Autor: Redação / Fonte: Conferência Local da Juventude

Conferência Local da Juventude reúne jovens para debater questões climáticas no Brasil

As inscrições são gratuitas


Conferência Local da Juventude reúne jovens para debater questões climáticas no Brasil
Conferência Local da Juventude reúne jovens para debater questões climáticas no Brasil

Crédito: LCOY

Os jovens fazem parte dos grupos mais afetados pelas mudanças climáticas. Com o objetivo de incentivar esse público a participar de ações relacionadas ao tema, entre os dias 22 e 25 de setembro acontecerá, pela primeira vez no Brasil, a Conferência Local da Juventude (LCOY, sigla em inglês para Local Conference of Youth). As inscrições são gratuitas através do site: www.lcoybrasil.org.

As LCOY são versões nacionais das Conferências da Juventude (COY, sigla em inglês para Conference of Youth), um evento global que utiliza o mesmo modelo das Conferências das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP), porém voltadas ao público jovem. Nestas conferências acontecem debates e trocas de experiências sobre práticas de enfrentamento às mudanças climáticas, sendo um espaço de diálogo, troca, capacitação e formação política entre os jovens. A LCOY-Brasil acontecerá dois meses antes da COP26, que este ano será realizada em Glasgow, na Escócia, considerada decisiva para estabelecer medidas para mudanças globais em relação ao meio ambiente frente à atual emergência climática.

Serão quatros dias de evento totalmente online com a realização de painéis, espaços para discussões e de troca de experiências. Todos os assuntos abordados no evento serão compilados em um relatório oficial, intitulado "Declaração da Juventude Brasileira” que será levado até a Conferência Global (COY), garantindo a  representatividade da juventude brasileira nos espaços de decisão internacionais.

A organização do evento está sendo realizada pelos jovens voluntários da Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável Jovem Amazônia (SDSN Jovem Amazônia) e pelo movimento Greve Global pelo Clima Brasil, que é mundialmente conhecido como Fridays for Future, iniciado pela ativista sueca Greta Thunberg, e tem apoio da SDSN Amazônia, Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Welight e Instituto Ayíka.

Para debater as questões climáticas e ambientais do país, que afetam também o mundo, a LCOY conta com os participantes para abordar também as demandas regionais, os desafios vivenciados e soluções específicas encontradas para o enfrentamento das mudanças no clima do Brasil.

Uma das organizadoras da LCOY-Brasil, coordenadora do GT de Mudanças Climáticas da SDSN Jovem Amazônia, a engenheira agrônoma, Laís D’Isep, observa a importância da participação dos jovens de várias partes do Brasil. “Por ser um país muito grande, as regiões do Brasil têm cada qual suas particularidades e para elaborarmos um documento completo e entendermos os problemas enfrentados, soluções criadas e os desafios para mudanças precisamos de pessoas de todos os lugares, com suas diferentes vivências. Estamos buscando parcerias de todos os estados brasileiros, para que nosso evento chegue ao maior número de jovens.”, disse.

De acordo com Laís, uma das diretrizes do evento é que ele seja acessível, aberto à participação de jovens com interesse na área climática e ambiental e também de quem busca conhecer mais sobre o assunto. “Queremos receber todos os interessados, sem restrições. Para isso estamos criando conteúdo em nossa página do Instagram (@lcoybrasil), como um glossário de termos técnicos, para que todos possam se informar e se preparar para o evento. O que buscamos é a união em torno da causa das mudanças do clima e como nós jovens somos e seremos afetados por isso”, afirma.

Comente aqui