Data: 24/11/2020 16:23 / Autor: Rodolfo Albiero / Fonte: Consórcio Intermunicipal Grande ABC

Consórcio ABC inicia série de depoimentos que relembram 30 anos do Congresso de História

Vídeos resgatam o histórico e os bastidores da preparação da primeira edição e trazem curiosidades sobre o evento regional


Crédito: Divulgação

Em agosto de 1990, o Grande ABC recebeu a primeira edição do seu Congresso de História, realizada em Santo André. Três décadas depois, o encontro regional já conta com 14 edições realizadas, duas em cada uma das sete cidades da região, e se prepara para iniciar mais uma jornada no próximo ano.

Em homenagem aos 30 anos do Congresso de História, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC lança uma série de vídeos com depoimentos com participantes da primeira edição e que ainda hoje se mantém próximos da organização do evento.

Os depoimentos foram gravados por meio de videoconferência, obedecendo as medidas de distanciamento social na pandemia do novo coronavírus. Os vídeos resgatam o histórico e os bastidores da preparação da primeira edição, trazem curiosidades sobre o evento e expectativas para os próximos encontros, entre outros detalhes.

Para marcar o início da série, o Consórcio ABC divulga o depoimento do sociólogo e escritor José de Souza Martins, idealizador do evento regional, disponível no canal do órgão intermunicipal no Youtube. A próxima edição do Congresso de História e Estudos Regionais do Grande ABC foi adiada para 2021, devido à pandemia de Covid-19. O evento estava previsto para este ano, em Santo André, marcando os 30 anos de existência da iniciativa.  

Confira a entrevista com José de Souza Martins: https://www.youtube.com/watch?v=GMnoSQF_FRA

Comente aqui