Data: 02/09/2021 15:28 / Autor: Redação / Fonte: Curta!

Dia da Amazônia é celebrado com seleção especial no Curta!On

Entre as lutas dos indígenas e de Chico Mendes e a modernidade da economia verde, produções mostram diferentes ângulos da maior floresta tropical do mundo


Rio Xingu no documentário 'Amazônia Eterna'
Rio Xingu no documentário 'Amazônia Eterna'

Crédito: Mário Franca/Curta!On

A Floresta Amazônica se estende por milhões de quilômetros quadrados e atravessa territórios pertencentes a nove países, embora 60% dela estejam em território brasileiro. Esse patrimônio da humanidade sofre constantes ameaças e, para relembrar a importância de sua preservação, o Curta!On participa das celebrações do Dia da Amazônia, comemorado em 5 de setembro.

A plataforma de streaming, disponível no NOW da Claro/NET e em CurtaOn.com.br, preparou uma seleção com cinco documentários e uma série que mostram diferentes perspectivas sobre a Amazônia, da economia sustentável a partir de seus recursos à luta pela terra e pela proteção de sua biodiversidade.

Confira a seleção:

“Amazônia Eterna” - Dirigido por Belisario Franca, o documentário mostra como nove projetos, com propostas para o uso da floresta de maneira sustentável, podem beneficiar diretamente a população local e promover parcerias economicamente vantajosas. O filme ganhou, entre outros, o prêmio de melhor documentário no Brazilian Film & Television Festival of Toronto, em 2013.

“Chico Mendes – Um Povo da Floresta” - Crônica da luta de Chico Mendes e seus companheiros, especificamente no Acre, contra a transformação da Amazônia. A produção deste documentário é de 1989, ano seguinte à sua morte. A direção é de Edilson Martins.

“No Caminho da Expedição Langsdorff” - Este documentário, dirigido por Mauricio Dias, refaz a rota original da Expedição Langsdorff, realizada em 1825 e patrocinada pelo czar Alexandre I e pelo governo russo. Do garimpo às tribos indígenas, a equipe de filmagem vive as emoções de uma perigosa aventura de 170 anos e seis mil quilômetros, do Tietê ao Amazonas, em três botes infláveis.

“Mamirauá” - Conheça o cotidiano de 12 comunidades e duas terras indígenas, localizadas na mais antiga e até hoje maior Reserva de Desenvolvimento Sustentável - um dos poucos tipos de unidade de conservação que promove sua educação ambiental. A direção é de Silvio Da-Rin.

“Margem” – Durante dois dias e três noites, a diretora Maya Da-Rin registra o lento navegar de uma embarcação no rio Amazonas. A margem se revela diante da câmera à medida em que os passageiros divagam sobre um território de múltiplas feições e em constante transformação.

“Fronteiras Fluidas” - Série documental que enfoca a cultura, os ritos e os costumes milenares das tribos brasileiras pela perspectiva dos próprios indígenas. A direção é de Mariana Fagundes.

Comente aqui