Data: 16/01/2021 08:32 / Autor: Redação ABCdoABC / Fonte: Estadão Conteúdo/G1

Luto: Dr. Anthony Wong, médico pediatra e toxicologista da USP. morre aos 73 anos

Especialista renomado, se envolveu em polêmicas recentemente ao defender a hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19 e criticar o isolamento social; causas da morte não foram divulgadas


Anthony Wong, em entrevista ao Programa do Jô em 2012
Anthony Wong, em entrevista ao Programa do Jô em 2012

Crédito: Reprodução TV Globo

Wong tinha 73 anos e estava internado no Hospital Sancta Maggiore desde dezembro. Em nota, a família informou que ele foi hospitalizado com queda de pressão e mal-estar e diagnosticado com úlcera gástrica e hemorragia digestiva. "Durante a internação, evoluiu com quadro de descompensação do padrão cardíaco e padrões de fibrilação atrial", diz a nota.

Especialista renomado, com quase 50 anos de carreira, Wong se envolveu em polêmicas durante a pandemia por defender o uso de hidroxicloroquina para covid - medicamento que já se mostrou ineficaz contra a doença - e criticar o isolamento social. Ele também propagou informações distorcidas sobre vacinas, comprovada pelo Estadão Verifica em novembro de 2020.

Formado pela Universidade de São Paulo em 1972, ele atuava desde 1976 como médico-chefe do Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox) do Instituto da Criança e do Adolescente, vinculado ao Hospital das Clínicas da FMUSP.

O HC divulgou nota na noite desta sexta lamentando "profundamente" o falecimento e prestando solidariedade aos familiares e amigos do médico.

Comente aqui