Data: 09/09/2021 13:26 / Autor: Redação / Fonte: Metrô SP

Metrô SP participa da 11ª edição da Virada Sustentável

Passageiros poderão incluir o descarte de eletrônicos e pilhas sem utilidade em seus deslocamentos diários


Metrô SP participa da 11ª edição da Virada Sustentável para incentivar o descarte correto de eletroeletrônicos e pilhas
Metrô SP participa da 11ª edição da Virada Sustentável para incentivar o descarte correto de eletroeletrônicos e pilhas

Crédito: Divulgação/ viradasustentavel.org.br

Como parte da Virada Sustentável 2021, festival de sustentabilidade que acontece em toda a cidade de São Paulo, o Metrô, em parceria com Green Eletron (maior gestora sem fins lucrativos de logística reversa de eletroeletrônicos e pilhas) e Coopermiti (Cooperativa de Trabalho, Produção, Reciclagem e Gestão de Resíduos Sólidos), disponibiliza coletores de desses tipos de itens em dez estações, entre os dias 2 e 22 de setembro, para que os passageiros possam entregar itens que não possuem mais utilidade, com segurança, garantindo uma destinação ambientalmente adequada .

A ação acontece nas estações Vila Prudente, Jabaquara, Sé, Tucuruvi, Paraíso, Barra Funda, República, Tatuapé, Clínicas e São Mateus, onde os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) ficarão instalados, o que permite que os usuários do transporte incluam essa ação sustentável no seu dia a dia, sem grandes esforços. Poderão ser descartados produtos de pequeno e médio porte, como computadores, celulares, cabos, carregadores, pilhas alcalinas, secadores de cabelo, console de videogame, entre outros.

Segundo relatório da Universidade das Nações Unidas, o Brasil descartou em 2019 mais de dois milhões de toneladas de resíduos eletrônicos (uma quantidade equivalente a 10,2 kg por pessoa), com estimativas de que menos de 3% deste volume tenha sido reciclado, o que torna a ação ainda mais relevante.

Com 44,7 milhões de toneladas de aparelhos elétricos e eletrônicos sem utilidade para a população, equivalente ao descarte mundial, seria possível gerar R$252 bilhões com novas matérias-primas para diferentes indústrias, o potencial econômico desperdiçado é imenso. Também é possível reduzir a quantidade de CO2 emitida na atmosfera ao reciclá-los. A ação vem para ajudar a transformar essa realidade em conjunto com outros esforços semelhantes acontecendo no mundo.

Em 2020, coletores da Green Eletron foram instalados nas estações Barra Funda, Sé, Vila Prudente, Tucuruvi, Jabaquara e Clínicas, também com apoio da Virada Sustentável. A campanha fez parte do calendário de comemoração ao Dia Internacional do Lixo Eletrônico e contou com grande adesão dos usuários do metrô, recolhendo cerca de 1,6 tonelada de resíduos .

Serviço

Coleta de eletrônicos sem utilidade

Data: 2 a 22/9

Horário: durante o funcionamento das estações

Local: estações do Metrô - Vila Prudente, Jabaquara, Sé, Tucuruvi, Paraíso, Barra Funda, República, Tatuapé, Clínicas e São Mateus

Comente aqui