Data: 21/10/2020 17:05 / Autor: Redação / Fonte: TV Cultura

Roda Viva recebe João Santana nesta segunda-feira

Esta será a primeira entrevista concedida pelo jornalista desde sua prisão, em 2016, pela Operação Lava Jato


Crédito: TV Cultura

Nesta segunda-feira (26/10), o Roda Viva recebe o jornalista, músico, escritor e publicitário João Santana. Esta será a primeira entrevista que ele concede desde que foi preso, em 2016, pela Operação Lava Jato. Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar a partir das 22h, pela TV Cultura, Rádios Cultura FM e Brasil, site da emissora, Twitter, Facebook, YouTube e LinkedIn.

Com uma trajetória que passa pelas redações de grandes jornais e revistas, pela música e a literatura, João acabou se consagrando no marketing político, ao acumular um recorde de vitórias em campanhas eleitorais. Elegeu oito presidentes, incluindo Lula, em 2006, apesar do Mensalão, e Dilma em 2010 e 2014. No exterior, comandou campanhas vencedoras em quatro países, incluindo a eleição de Hugo Chávez em 2012, e Nicolás Maduro em 2013, na Venezuela. As outras foram em Angola, República Dominicana e El Salvador. Também ajudou a eleger governadores, prefeitos, deputados e senadores, no Brasil e na Argentina.

Detido pela Operação Lava Jato, em fevereiro de 2016, foi solto em agosto, após o pagamento de fiança e a assinatura de acordo com a Justiça. Admitiu o uso de caixa 2 e teve sua colaboração premiada homologada pelo STF, em 2017.

No jornalismo, passou por redações como o Jornal do Brasil, O Globo e Veja, além da IstoÉ, onde ganhou um Prêmio Esso pela reportagem Eriberto: Testemunha Chave, sobre o motorista que, com seu depoimento, abriu o caminho para o impeachment do ex-presidente Fernando Collor.

Na juventude, João Santana participou como letrista e instrumentista do grupo Bendegó, que fez sucesso nos anos 70.

O Roda Viva conta com uma bancada de entrevistadores formada por Fábio Zanini, repórter especial do jornal Folha de S. Paulo; Malu Gaspar, jornalista da revista Piauí; Guilherme Amado, jornalista da revista Época; Débora Bergamasco, repórter do SBT Brasil; e Fernando Rodrigues, diretor de redação do Poder360.

Comente aqui