Data: 26/10/2021 07:43 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura de São Paulo

SP: Mais de 5 mil pessoas já foram beneficiadas com próteses dentárias na capital

Serviço, que antes era executado somente nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), passou a ser realizado também nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Prefeitura


Higiene bucal
Higiene bucal

Crédito: iStock

A Atenção Básica do município de SP comemorou nesta segunda-feira (25), Dia Nacional da Saúde Bucal e Dia Nacional do Cirurgião-Dentista, 5.382 instalações de próteses dentárias realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), entre outubro de 2020 e a primeira quinzena de outubro de 2021. Os restauros possibilitaram a devolução da função mastigatória, fonética e estética de 5 mil pacientes.

Um dos milhares de beneficiados é Paulo Henrique Calixto Carneiro, 51 anos. Durante quase 20 anos ele teve vergonha de sorrir. Hoje, diz ter recuperado a autoestima. “Posso me comunicar, conversar normalmente”, afirma.

Paulo teve a oportunidade de realizar o tratamento odontológico em janeiro de 2021, em uma unidade móvel do convênio entre a SMS e o Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto (BomPar). A unidade presta serviço à população em situação de rua cadastrada no Consultório na Rua.

“O resultado foi de grande valia na minha vida. Foi mais um suporte que veio e completou o que faltava, tanto espiritualmente como emocionalmente. Agora posso me olhar no espelho”, declarou Paulo, que trabalha no Conselho Municipal de Assistência Social (Comas)

UBSs

Anteriormente, o serviço de próteses dentárias era quase que exclusivo dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs). Para ampliar o acesso, a SMS decidiu, com base nas Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal, estender este atendimento às UBSs.

Os cirurgiões-dentistas foram capacitados para estes procedimentos com curso de qualificação dos atendimentos relacionados à reabilitação protética, viabilizado pela Escola Municipal de Saúde (EMS) em parceria com a Unicid (Universidade Cidade de São Paulo).

Com a ampliação das atividades, nos CEOs são realizadas atualmente próteses totais, parciais removíveis, adesivas e fixas de até três elementos. Já as UBSs realizam próteses totais e próteses parciais removíveis.

Live sobre saúde bucal

Na próxima quinta-feira (28), às 15h, em celebração ao Dia do Dentista e da Saúde Bucal, o Canal Profissional - canal do youtube da EMS, preparou uma transmissão ao vivo com o tema “Experiências Exitosas em Saúde Bucal na Atenção Básica”.

Na live, as cirurgiãs-dentistas Suellen Vieira do Nascimento (UBS Jardim Rosinha) e Maria Odette Dias Pérez (UBS Recanto dos Humildes) abordam a integralidade da atenção no SUS por meio de casos bem-sucedidos no atendimento de saúde bucal de pacientes com necessidades especiais. Também será apresentado o projeto “Crescendo com Saúde (Imunização e saúde bucal)”, que alia a imunização de bebês e crianças com consultas odontológicas durante a infância e pré-adolescência.

A transmissão será mediada pela cirurgiã-dentista, Marta Lopes de Paula Cipriano, assessora técnica da saúde bucal da SMS.

O Canal Profissional é dedicado a produção e armazenamento de conteúdo educativo da área da saúde para os trabalhadores do SUS.

Comente aqui