Data: 23/11/2020 18:57 / Autor: Redação / Fonte: Youtube

YouTube celebra 1 bilhão de visualizações de 'Bad Guy' com primeiro videoclipe infinito

Clipe é o primeiro da cantora Billie Eilish a atingir a marca


Crédito: Reprodução

O hit “Bad Guy”, de Billie Eilish, acaba de atingir 1 bilhão de visualizações no YouTube. É o primeiro clipe da cantora a chegar a essa marca. Desde que a música foi lançada, em 2019, dezenas de milhares de fãs de Billie Eilish de todo o mundo subiram para o YouTube suas próprias versões de “Bad Guy”. Os covers incluem uma grande variedade de gêneros musicais, idiomas e países, de profissionais a amadores, de ridículos a sublimes. Eles revelam o que há de melhor na comunidade de criadores do YouTube, em toda a sua amplitude e diversidade – e mostram que Billie de fato tem uma legião de fãs apaixonados.

Para celebrar uma das músicas do YouTube que ganhou mais versões em cover e também a marca de 1 bilhão de visualizações, o YouTube e o Google Creative Lab criaram o primeiro videoclipe infinito do mundo, Infinite Bad Guy. Esta experiência sem igual, feita com Inteligência Artificial, usa aprendizado de máquina para reunir milhares de covers, alinhando todos de forma imperceptível em combinações sem fim – e criando um videoclipe que muda cada vez que a pessoa assiste.

A união de uma base mundial de fãs

Infinite Bad Guy reúne fãs e criadores de todo o mundo e celebra o alcance e o impacto globais da música no YouTube. De franceses tocando auto-harpa, passando por galinhas de borracha japonesas, cada um dos 15 mil covers de “Bad Guy” são completamente diferentes entre si. Somando 10,5 milhões de segundos (e esse número só aumenta) de amor dos fãs de Billie, “Infinite Bad Guy” exibe, a cada vez, uma versão inédita de vídeos feitos por gente talentosa do mundo inteiro. Em termos matemáticos, são 1.46 x 10^100 anos de combinações de vídeos, e portanto é impossível que duas pessoas vejam exatamente a mesma sequência duas vezes, de agora até o final dos tempos.

Para criar essa experiência o Google Creative Lab precisou alinhar à perfeição o áudio de milhares de vídeos com ritmos, instrumentos, tons e estilos diferentes. Algoritmos convencionais não são capazes de fazer isso sozinhos, por isso recorremos ao aprendizado de máquina. No caso de clipes que se afastavam um pouco mais do original – como versões acústicas ou à capela –, criamos uma rede neural que consegue prever correspondências entre os covers e a gravação de Billie. Com esses dados em mãos, foi possível alinhar todos os tipos de covers diferentes e passar de um para outro em perfeito alinhamento.

Além disso, usamos o Google Knowledge Graph para navegar por todos esses covers, encontrar padrões e identificar diferentes estilos musicais, instrumentos, adereços e outras coisas que criam momentos únicos em cada vídeo. Assim os fãs podem assistir a clipes cujo som ou visual é semelhante, ou experimentar um pouquinho de cada estilo.

Infinite Bad Guy é uma incrível combinação de todos esses elementos

Como tocar “Infinite Bad Guy” 

Para vivenciar Infinite Bad Guy, basta acessar billie.withyoutube.com. A experiência começa com o clipe original de Billie Eilish e, após alguns segundos, entram os covers. O usuário pode usar os hashtags que rolam na imagem para descobrir diferentes instrumentos, gêneros e outras coisas – ou apertar o botão “autoplay”, relaxar e embarcar numa viagem de covers inspiradores, selecionados de forma aleatória. Aperte o pause para conferir todos os vídeos que já assistiu e ver estatísticas sobre sua experiência – que será sempre única. Além disso, é possível acessar o canal dos criadores no YouTube e se inscrever para apoiar o trabalho dessas pessoas. Ao final da canção, a música começa de novo sem perder um compasso, com uma nova mistura totalmente diferente de covers.

Uma homenagem a Billie Eilish e a fãs de música de todo o planeta

Só em 2020 Billie Eilish já acumula mais de 4 bilhões de visualizações globais no canal oficial da cantora no YouTube – que já supera 35 milhões de inscritos. Com isso, Billie já é uma das 15 artistas com mais inscritos em seu canal na plataforma. “Bad Guy” foi seu primeiro vídeo a alcançar 1 bilhão de visualizações, e figura em mais de 50 paradas musicais das mais assistidas no YouTube em todo o mundo.

Venha conosco celebrar a marca de 1 bilhão de visualizações de Billie Eilish e agradecer aos milhares de fãs que ajudaram a artista a chegar lá: assista Infinite Bad Guy hoje mesmo. Essa experiência sem igual vai permitir a todos ver e ouvir o que Billie e mais de 15 mil criadores dos mais diversos países podem fazer juntos – e só numa plataforma como o YouTube.

Comente aqui