Data: 21/11/2020 16:19 / Autor: Redação ABCdoABC / Fonte: Estadão Conteúdo

Bolsonaro fala ao G-20

Presidente afirma que a cooperação é essencial para superação da pandemia


Crédito: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro fez neste sábado, 21, uma defesa do governo no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Em mensagem de vídeo de boas-vindas postada nas redes sociais pela organização do G-20 (o grupo das 20 maiores economias do mundo), Bolsonaro afirmou que "desde o início" seu governo ressaltou que "era preciso cuidar da saúde e da economia, simultaneamente". "O tempo vem provando que estávamos certos", disse o presidente.

Em sua mensagem, Bolsonaro afirmou ainda que os desafios enfrentados em 2020 não têm precedentes na história recente. "A cooperação no âmbito do G-20 é essencial para superarmos a pandemia de covid-19 e retomarmos o caminho da recuperação econômica e social", disse.

No vídeo, Bolsonaro defendeu ainda a manutenção do "compromisso de trabalhar para o crescimento econômico e a liberdade de nossos povos e a prosperidade do mundo."

A reunião de cúpula deste fim de semana do grupo das 20 maiores economias do globo (G-20) é a primeira em que os líderes farão as discussões de forma virtual por causa da pandemia de coronavírus. No encontro, os líderes tentarão gerenciar duas crises: a da saúde e a da recessão econômica global - ambas, justamente, por causa da covid-19.

Conforme mostrou o Estadão, apesar do aumento de casos e internações por covid-19 em algumas regiões do Brasil, a cúpula do Ministério da Saúde avalia que não é hora de endurecer restrições para o controle da pandemia, como recomendar o isolamento social, ou reforçar a testagem no País. O alerta somente será disparado, segundo relatos feitos ao Estadão por autoridades que acompanham as discussões, quando houver alta consistente no número de mortes.

Comente aqui