Data: 26/01/2021 10:06 / Autor: Redação / Fonte: Climatempo

Ciclone provoca ventania na Região Sul

Na terça-feira, 26 de janeiro, uma frente fria vai avançar pela Argentina, em direção ao Sul do Brasil, e vai provocar a intensificação dos ventos no Rio Grande do Sul


Associado à frente fria, há indicação da formação de um ciclone extratropical, entre a quarta e quinta-feira, dias 27 e 28 de janeiro, no trecho entre o Estuário do Prata e o litoral sul gaúcho. Este sistema vai provocar vento intenso no Rio Grande do Sul.

Na terça-feira(26), a frente fria se aproxima e já provoca vento moderado a forte, com rajadas em torno de 50km/h no sudoeste, centro-sul e leste gaúchos. Associado à frente fria, há uma área de baixa pressão no interior do continente, sobre o norte da Argentina.

No decorrer da quarta-feira(27), a área de baixa pressão se intensifica e avança em direção ao litoral. A presença deste sistema de baixa pressão provoca vento intenso no Rio Grande do Sul, com rajadas entre 50 e 80km/h no sul e sudoeste gaúchos e em torno de 50km/h nas demais áreas do estado.

Entre a quarta e quinta-feira, a previsão é de uma ciclogênese, ou seja, a formação do ciclone, que acontece no trecho do litoral entre o Estuário do Prata e o litoral sul gaúcho. Este sistema provoca ventos fortes nesse trecho da costa, com rajadas chegando a 100km/h.

O mar sobe ao longo da quinta-feira(28) na costa do Rio Grande do Sul, e até o fim do dia a altura das ondas pode chegar a 1,5/2 metros, principalmente no litoral sul gaúcho.

Na sexta-feira a agitação aumenta um pouco e as ondas podem ficar em torno de 2 metros em praticamente toda a costa do Rio Grande do Sul e chegam a 1,5m no litoral sul de Santa Catarina. No entanto, a agitação mais significativa deve ocorrer em alto-mar, em áreas afastadas do continente.

Comente aqui