Data: 25/11/2020 14:15 / Autor: Redação / Fonte: CBV

Circuito Brasileiro: Quarta etapa começa nesta quinta-feira com novo formato

Evento terá 24 duplas no torneio principal, novos donos da camisa dourada e jovens talentos de olho no título


Guto e Arthur Mariano conquistaram duas pratas na temporada
Guto e Arthur Mariano conquistaram duas pratas na temporada

Crédito: Wander Roberto/Inovafoto/CBV

A temporada 20/21 do Circuito Brasileiro Open de Vôlei de Praia chega à quarta etapa, e, desta vez, com novidades no formato. Assim como aconteceu no torneio feminino na semana passada, a disputa na chave principal passa a contar com 24 duplas também no masculino. O evento, que segue sediado no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ), tem início nesta quinta-feira (26.11) com o qualifying, onde outras 24 duplas se enfrentam na busca por oito vagas entre os mais bem colocados no ranking nacional.

Os fãs poderão conferir todos os lances do torneio com as transmissões ao vivo realizadas no site voleidepraiatv.cbv.com.br, na fanpage da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) no Facebook, no aplicativo da CBV, e, a partir das semifinais, no sábado (28.11), exclusivamente nos canais SporTV.

Além das mudanças na quantidade de duplas no torneio, a quarta etapa reserva outra novidade: os donos da camisa dourada. Evandro e Bruno Schmidt (RJ/DF) chegam à Saquarema (RJ) como primeiros do ranking de entradas – que leva em consideração os últimos 10 resultados no tour nacional, e serve como referência na formação dos grupos e confrontos. A dupla, que representará o Brasil em Tóquio no ano que vem, tem dois pódios na temporada, uma prata e um bronze, mas o carioca Evandro quer ir mais longe.

“Nós vamos para esta etapa como líderes do ranking de entrada, o que é importante, mas sabemos que ainda falta o objetivo principal que é o título de uma etapa. Chegamos perto duas vezes já, mas estamos felizes, pois conquistar uma medalha no Circuito Brasileiro é uma tarefa difícil. A cada dia surgem novas duplas, novos talentos, com potencial, competentes e fazendo jogos de igual para igual. Para esta etapa teremos essa motivação extra de jogarmos com a camisa dourada, mas apesar disso, sabemos o que temos que fazer como time e individualmente para continuarmos a manter o bom retrospecto das etapas. Queremos agora o topo do pódio, para isso vamos pensar em cada jogo, e ir melhorando a cada dia”, Evandro.

Nesta etapa as 24 duplas participantes do torneio principal - as 16 já garantidas pelo ranking e as oito vindas do qualifying – serão divididas em seis grupos de quatro duplas. Os dois primeiros de cada grupo, mais os quatro melhores terceiros colocados avançam para as oitavas de final. Desta fase em diante, a competição segue no formato eliminatório direto até as disputas de medalha.

Um dos destaques deste início de temporada é a dupla recém-formada entre Guto e Arthur Mariano (RJ/MS). Em três etapas disputadas eles fizeram duas finais, e em ambas ficaram com a prata, e estão em terceiro no ranking geral. Embora o foco dos dois seja a longo prazo, Guto se mostra confiante para mais uma competição.

“Montamos o time focados em Paris 2024. Sabemos que temos um grande caminho pela frente, com muita evolução individual e enquanto time. Trabalhamos muito diariamente, e o resultado é consequência disso. Sabemos que ainda temos muito a evoluir, mas estamos confiantes que com o trabalho desenvolvido pela nossa comissão técnica temos chances reais de sermos campeões”, Guto.

Além de Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF) e Guto/Arthur Mariano (RJ/MS), a lista das 16 duplas garantidas na fase principal pelo ranking conta também com Alison/Álvaro Filho (ES/PB), André/George (ES/PB), Vinícius/Vitor Felipe (ES/PB), Renato/Adriélson (PB/PR), Allison Francioni/Fábio (SC/CE), Hevaldo/Adelmo (CE/BA), Oscar/Thiago (RJ/SC), Marcus/Felipe Cavazin (RJ/PR), Fernandão/Harley (ES/DF), Eduardo Davi/Bernardo Lima  (PR/CE), Patrick/Saymon (PR/MS), Averaldo/Matheuszinho (TO/SE).

Qualifying define os últimos classificados nesta quinta-feira

O primeiro dia de competição da quarta etapa masculina será reservado à fase de classificação, o qualifying, com 24 duplas com menor pontuação no ranking. Nesta parte do torneio as duplas jogam em sistema de eliminatória simples e as oito vencedoras na última rodada se classificam. As partidas começam às 8h e todas contarão com transmissão ao vivo nos canais oficiais da CBV.

As duplas inscritas neste qualifying são: Léo Vieira/Luciano (DF/ES), Lipe/Rafa (CE/PR), Miguel/Anderson Melo (MS/RJ), Álvaro Andrade/Rafael (SE/PB), Jefferson/Felipe (CE/DF), Pedro/Ferramenta (PB/RJ), Maia/Vinícius Cardozo (RJ), Allysson Lima/Ramon Gomes (CE/RJ), João Pedro/Lucas Sampaio (RJ), Luccas Lima/Júlio César (SP), Márcio Gaudie/Léo Gomes (RJ), Luan/Thiago (RN/PB), Gabriel Santiago/Johann, Mateus Dultra/Gabriel Zuliani (CE/PR), Gabriel Gouveia/Luccas Amorim (RJ/DF), Tony/David (SC/BA), Nilton/Rafa (RO/PR), Edson/Jean (MA/MS), Benhur/Matheus Santos (ES), Thayan/Negugu (RJ), Oldair/Zech (MG) e Cadu/Anthony (MS).

Protocolo de prevenção

Todos os atletas realizaram um teste inicial para COVID-19 antes da competição. O resultado foi enviado à CBV e, só diante disso, confirmada a inscrição. Um dia antes da estreia na competição, os atletas chegam a Saquarema, respondem a um questionário sobre sintomas, aferem a temperatura, oximetria e realizam novo teste de COVID-19.

Em caso de mais um resultado negativo, o atleta entra na disputa. A partir do momento em que entra no CDV, o atleta só sai após a eliminação ou no último dia para retorno. O protocolo será exatamente o mesmo com todos os envolvidos: comissões técnicas, arbitragem, fornecedores, colaboradores do CDV, e em todo o staff da CBV.

CIRCUITO BRASILEIRO OPEN DE VÔLEI DE PRAIA

4ª Etapa - Temporada 20/21

Local: Centro de Desenvolvimento de Voleibol, Saquarema (RJ)

Data: 26 a 29 de novembro

Horários: Quinta - 8h às 15h; Sexta - 8h às 16h; 

Sábado - 8h às 10h30, 11h30 às 13h30 e 16h45 às 18h30; Domingo - 10h às 12h

Transmissão: voleidepraiatv.cbv.com.br, Facebook da CBV, Aplicativo da CBV e SporTV

RESULTADOS DA TEMPORADA

2020/2021

 Saquarema I

 FEM

1 -Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE)

2 - Ágatha/Duda (PR/SE)

3 -Talita/Carol Solberg (AL/RJ)

MASC

1 – André/George (ES/PB0

2 – Guto/Arthur Mariano (RJ/MS)

3 – Renato Andrew/Adrielson (PB/PR)

 Saquarema II

 FEM

1 – Ágatha/Duda (PR/SE)

2 – Josi/Juliana (SC/CE)

3 – Tainá/Victoria (SE/MS)

 MASC

1 – Alison/Álvaro Filho (ES/PB)

2 – Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF)

3 – André/George (ES/PB)

 Saquarema III

FEM

1-Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE)

2- Ágatha/Duda (PR/SE)

3-Talita/Carol Solberg (AL/RJ)

MASC

1 – Alison/Álvaro Filho (ES/PB)

2 – Guto/Arthur Mariano (RJ/MS)

3 – Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF)

Saquarema IV

FEM

1 – Ágatha/Duda (PR/SE)

2 – Talita/Carol Solberg (AL/RJ)

3 – Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE)

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro

Bruno e Evandro jogarão com as camisetas douradas nesta etapa
Bruno e Evandro jogarão com as camisetas douradas nesta etapa

Crédito: Wander Roberto/Inovafoto/CBV

Comente aqui