Data: 17/10/2021 07:49 / Autor: Redação / Fonte: Território Motorsport

Rally Serra Azul: Nicole Piano/Manuel Ruivo completam em 3º na UTV Start no 1º dia

Dupla de Tatuí (SP) acelera neste fim de semana as 3ª e 4ª etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Baja, em Pardinho (SP). Neste domingo, a prova prossegue com mais 2 Especiais de 57 km


Crédito: Nelson Santos Jr / PhotoAction

Campeã Brasileira de Rally Baja em 2020, na categoria UTV Start, a piloto Nicole Piano, 15 anos, da equipe Território Motorsport, aguardava ansiosamente para acelerar, pois não competia desde dezembro. E, neste sábado (16), voltou às competições, desta vez, a bordo de um dos UTVs Maverick X3 TM do pai, o multicampeão dos ralis Edu Piano, que também é preparador de veículos competição. A dupla de Tatuí (SP), Nicole e Manuel Ruivo #157, completou o primeiro dia de disputas do Rally Serra Azul em 3º na categoria, com o tempo de 2h17m13. Cinquenta UTVs participam do grid neste fim de semana.

Apesar da chuva da noite na região de Pardinho (SP) que fez a organização cancelar o Prólogo, durante a prova deste sábado não choveu mas deixou vários trechos de lama, piso escorregadio e outros trechos complicados, muitos tiveram problemas durante a Especial de 57 km, no qual os competidores fizeram duas voltas.

“Fiz a prova no meu ritmo, porque além de fazer tempo que eu não competia, em alguns trechos o piso estava complicado para acelerar mas gostei muito da Especial”, diz Nicole. “Mas tivemos um problema na saída de um rio. Não dava para enxergar quase nada de tanta água que batia no rosto, daí caímos numa vala e o UTV enroscou no arame de cerca e perdemos um tempo para sair de lá”, conta a jovem piloto que estreou em outubro/2019 nos ralis, aos 13 anos, na mesma prova.

Já na segunda volta, com a passagem de vários competidores se abriram vários facões no terreno o que também dificultou e exigiu mais da pilotagem. “Pegamos um competidor na nossa frente que acabou bloqueando a passagem porque estava puxando um outro UTV e não havia como passar e tivemos de aguardar. É uma situação de prova e nesse caso não desconta do nosso tempo, diferentemente se fosse uma situação para socorrer alguém”, explica Ruivo,

“A Nicole pilotou bem mas tivemos esses dois incidentes, um na primeira Especial e outro na segunda, que foram situações inéditas para ela mas que serviram como aprendizado e, certamente, vão contribuir para e evolução dela no rali”, conclui o navegador.

A prova deste sábado foi válida pela 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Baja e, neste domingo, acontece a 4ª etapa. Será o mesmo trajeto, a única diferença é que a organização mudou a programação e as motos fazem as duas voltas primeiro para depois os UTVs entrarem na Especial para não danificar mais o piso, como ocorreu neste primeiro dia.

Comente aqui