Data: 29/11/2021 20:31 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura de Mauá

Campanha de multivacinação de crianças e adolescentes de Mauá vai até esta terça-feira

Aplicação de imunizantes contra doenças como sarampo e tuberculose ocorre nas UBSs


Crédito: Evandro Oliveira / PMM

Iniciada em 1º de outubro, a Campanha Estadual de Multivacinação, que aplica imunizantes contra doenças como sarampo e tuberculose, chega ao fim nesta terça-feira (30/11). Pais e responsáveis por crianças de todas as faixas etárias e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) podem levá-los até as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Mauá e verificar a necessidade de atualização da caderneta de vacinação.

Dos 13.219 menores de 1 a 14 anos que se dirigiram às UBSs neste período, 8.764 deles receberam algum tipo de vacina, o que corresponde a 66,30%. Também estão disponíveis imunizantes para catapora, caxumba, poliomielite (paralisia infantil), coqueluche, febre amarela, rubéola, hepatites A e B, meningite C e vírus HPV.

Apesar do término da campanha, a vacinação destes públicos dura o ano inteiro. De janeiro a outubro, 3.055 crianças com menos de 1 ano receberam a pentavalente (para enfermidades como difteria, tétano, coqueluche e hepatite B), com cobertura de 72%. Entre aquelas com 1 ano, 5.808 tomaram a SCR (para sarampo, caxumba e rubéola), o que equivale a 100%.

As doses são aplicadas nas 23 UBSs, de segunda a sexta, a partir das 8h. Os jovens de 12 a 14 anos que estão sendo vacinados contra o coronavírus não precisam aguardar o intervalo de 14 dias entre os imunizantes até esta terça-feira. A atualização da situação vacinal evita as internações, sequelas, surtos, reabilitações e até mesmo mortes.

No caso de perda da caderneta, pais ou responsáveis devem comparecer à unidade em que vacinaram as crianças anteriormente para que seja possível consultar quais doses já foram aplicadas.

Comente aqui