Data: 21/10/2021 20:34 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura de Mauá

Profissionais do Samu de Mauá recebem novo lote de uniformes

Esta foi a segundo entrega do ano; desde 2014 equipes não recebiam novos uniformes


Crédito: Edu Guimarães / PMM

Prestar um bom atendimento em saúde inclui oferecer condições maia adequadas de trabalho aos profissionais. Nesta quinta-feira (21/10), a Prefeitura de Mauá entregou novo lote com 35 uniformes ao Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) — em setembro foram 30 peças. O serviço não recebia trajes desde 2014.

Agora são 65 macacões de manga longa para serem usados por auxiliares e técnicos em enfermagem, enfermeiros, médicos e condutores de ambulância. Equipamentos como EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), jaquetas, botas e capacetes estão em processo de compra pela gestão.

O uniforme, além de permitir a identificação dos profissionais, também garante a proteção deles. A roupa adequada impede o contato com materiais biológicos, como sangue, já que eles fazem o atendimento a vítimas de acidentes.

O Samu, que pode ser acionado pelo telefone 192, foi implantado em Mauá em 2004. Atualmente, conta com 190 profissionais e realiza, em média, 2.800 atendimentos mensais — 75% deles no município —, sendo que cobre também Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. O serviço dispõe de duas motolâncias, duas ambulâncias UTI e mais quatro com auxiliar de enfermagem.

Além dos atendimentos de urgência, o Samu recebe alunos de medicina da Uninove para estágio graças a parceria entre a administração municipal e a instituição de ensino. Também realiza os projetos 'Samuzinho na Escola' e o 'Samu Jovem', para crianças e adolescentes, respectivamente, que orientam sobre a prevenção de acidentes. Suspensos por conta da pandemia, ambos deverão ser retomados em 2022.

Comente aqui