Data: 18/02/2019 16:47 - Alterado em: 08/09/2021 10:19 / Autor: Redação / Fonte: PMETRP

Ribeirão Pires realiza inspeção veicular na frota municipal

Objetivo é medir os índices de lançamento de poluentes no ar, conforme determina a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo


Ribeirão Pires realiza inspeção veicular na frota municipal
Ribeirão Pires realiza inspeção veicular na frota municipal

Crédito: PMETRP

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano, está realizando a inspeção veicular da frota municipal. Iniciada na última sexta-feira, dia 02, essa ação é determinada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), com o objetivo de medir os índices de lançamento de poluentes no ar.

O instrumento utilizado para aferir esses índices é a Escala Gráfica de Ringelmann. Os veículos da frota oficial da Prefeitura que apresentarem emissão de fumaça em desconformidade com os padrões legais serão encaminhados para a manutenção e regulagem necessárias. A inspeção veicular contribui para a melhoria da qualidade do ar na cidade, e consequentemente para a saúde pública.

Esta ação é realizada uma vez ao ano, seguindo as atividades voltadas ao Programa Estadual Município Verde Azul que prevê as práticas ambientais por meio de 10 diretivas básicas nas quais as cidades se comprometem a executar uma gestão compartilhada com o Estado.

Os veículos aprovados na vistoria recebem um selo de qualidade do ar, constando o mês e ano da medição, a ser afixado no para-brisa. O balanço geral será divulgado após inspeção veicular de toda a frota, no final do mês de setembro. Cabe lembrar que esta é uma ação com objetivo educativo.

Comente aqui