Data: 02/12/2021 16:02 / Autor: Redação / Fonte: Assessoria

Dra. Ana Veterinária participa de ação sobre o Rio Tamanduateí

Vereadora é autora da Lei que institui em Santo André dia comemorativo que prevê ações e campanhas em favor da despoluição do rio e seus afluentes


Dra. Ana Veterinária participa de ação sobre o Rio Tamanduateí
Dra. Ana Veterinária participa de ação sobre o Rio Tamanduateí

Crédito: Divulgação

Autora da Lei que institui em Santo André no dia 2 de dezembro o dia do Rio Tamanduateí, a vereadora Dra. Ana Veterinária (DEM) participou de evento da Sabesp em comemoração a data. A ação contou com panfletagem informando a população sobre os afluentes que já foram despoluídos e plantio de mudas de árvores nativas.

A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da recuperação e despoluição das águas, gerar discussões e soluções entre o Estado e a sociedade, conscientizando e criando ações diretas e indiretas que possam proporcionar uma melhoria para o rio que possui 35 quilômetros de extensão e significa na língua Tupi, "rio de muitas voltas".  “No território andreense, ele tem uma importância histórica, por ser tratar do mais importante afluente de água doce a cortar a região”, lembra Dra. Ana.

O dia escolhido, 2, está ligado à simbologia dos números onde a água é o segundo elemento. O mês, dezembro, foi escolhido por marcar o início do verão, estação das águas.

A ação contou também com o plantio de 20 mudas de árvores nativas as margens do Córrego Capuava e do Itapoá, dois afluentes do Tamanduateí. As mudas são de Cereja do Rio Grande, Pinha do Brejo, Aroeira pimenteira e Cabreúva, entre outras.

Despoluição

A Sabesp já despoluiu sete córregos em Santo André, elevando o índice de tratamento de esgoto de 42% para a casa dos 60%. Os córregos Beraldo, Bahamas e Capuava estão livres da poluição causada pelo esgoto depois da Sabesp ampliar a coleta para 3,5 mil imóveis, beneficiando cerca de 14 mil moradores da região. A Companhia já havia despoluído os córregos Itrapoã, Utinga, Comprido e Cassaquera.

Comente aqui