Data: 19/01/2021 17:02 - Alterado em: 26/01/2021 15:42 / Autor: Redação / Fonte: Sesc Santo André

Música e Poesia: Sesc Santo André lança Encontros & Encantos

A série de vídeos marca o lançamento da obra composta de livro de poemas + CD com canções gravadas por músicos e cantores da região do Grande ABC.


Edu Guerra - Jurema Barreto de Souza – Zhô Bertholini e Rui Ferreira
Edu Guerra - Jurema Barreto de Souza – Zhô Bertholini e Rui Ferreira

Crédito: João Sampaio

“Da sintonia dos encontros somaram-se as intenções poéticas e musicais. Harmonizaram-se e fortaleceram-se os encantos da criatividade e a espontaneidade na convivência. O desejo de compartilhar criações deu rumo, formato e possibilidades para a concretização do projeto, contemplando a união de inúmeras vozes, sons, sentires, onde cada qual participou e colaborou com sua identidade artística e musical” - Abertura do livro Encontros & Encantos.

ENCONTROS & ENCANTOS – Série de vídeos

O lançamento do projeto “Encontros & Encantos” neste ano de 2021, inicialmente previa shows ao vivo no teatro do Sesc Santo André, mas devido à pandemia essa realização precisou ser repensada. Os shows foram gravados sem a presença do público, em vários dias, com equipes reduzidas, e com toda segurança para os profissionais envolvidos, seguindo rigorosamente os protocolos sanitários estabelecidos em conformidade com as regulações estaduais e municipais. O resultado dessas gravações mostra toda criatividade, poesia, música, sintonia: muitas vozes, sons, sentires. E cada convidado participou e colaborou com sua identidade artística. 

O trabalho potencializa o encontro de vários afetos. Juntaram-se aos poetas Jurema e Zhô e aos músicos Edu Guerra e Rui Ferreira: Adolar Marin, Bebê Góes, Carol Lorac, Cássio Ferreira, Denise Coelho, Fabio Daros, Fernando Cavallieri, Fernando Sardo, Giselle Maria, João Sampaio, Julio Mendonça, Marcos Mamuth, Pri Ferminio, Silvio Alemão e Tata Alves

Os episódios estreiam quinzenalmente às sextas-feiras, nos dias: 29 de janeiro, 12 e 26 de fevereiro e 12 de março, às 20h00, no canal do Sesc Santo André no Youtube .           

REVISTA A CIGARRA – A ORIGEM DO PROJETO

Editada em Santo André, de 1982 a 2007, pelos poetas Jurema Barreto de Souza e Zhô Bertholini, a revista literária A Cigarra divulgou, por 25 anos, uma rica produção poética independente, composta não somente pelas criações da dupla, mas também de outros tantos autores e artistas do ABC e de vários outros lugares do país. Com 42 números da revista lançados, Jurema e Zhô decidiram fazer uma pausa na criação coletiva para se dedicarem aos trabalhos individuais.

No tempo que marcaria os 30 anos de existência da revista, eles pretendiam lançar uma edição comemorativa, mas foram surpreendidos com alguns de seus poemas musicados para o projeto Terças Autorais, idealizado e produzido por Rita Maria e realizado mensalmente no Espaço Cultural Gambalaia. Surgiu então, com os músicos Edu Guerra e Rui Ferreira, uma convivência poética e musical que foi para além das expectativas. Os poemas foram se transformando em canções, que por sua vez foram cativando o público presente em cada um daqueles encontros mensais. Com um consistente repertório musical em mãos, acalentou-se novamente a intenção de incorporar a música, gerar um registro fonográfico e levar o canto d’ A Cigarra para além das páginas da revista.

As gravações do álbum aconteceram espaçadamente, por um longo tempo de realização, para que não conflitassem com as agendas dos artistas que gentilmente aceitaram o convite e se propuseram a participar. Da soma de talentos com a multiplicação de afetos surgiu, naturalmente, a definição do nome: “Encontros & Encantos”.

Edu Guerra e Rui Ferreira produziram e coordenaram as gravações do CD, que contaram ainda com a direção de estúdio e mixagem de Giba Brito. Para a produção gráfica e visual, Zhô e Jurema trouxeram o parceiro de longa trajetória e de importante participação na revista: João Sampaio. Assim, mesmo ultrapassando datas previstas e levando mais tempo do que o inicialmente planejado, o sonho se materializou.

OS POETAS

Nascido em Santo André no ano de 1953, o poeta e artista gráfico Zhô Bertholini participa de movimentos culturais e de arte alternativa desde a década de 1970. A partir de 1994 passou a dividir com Jurema Barreto de Souza a edição da revista literária A Cigarra.

Jurema Barreto de Souza, nasceu em Santo André em 1957. Poeta e editora da Revista Literária A Cigarra, de 1982 a 2007. Editou, com o grupo Livrespaço, a Revista Livrespaço, ganhadora do prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte), em 1994. Coordenou de 2000 a 2007, o Projeto Ler & Falar Poesia, na Casa da Palavra, ao lado de Zhô Bertholini e foi membro do Conselho Municipal de Cultura de Santo André pela Comissão de Literatura, de 2004 a 2007. 

CONVIDADOS 

Adolar Marin – Cantor e compositor - iniciou sua trajetória na música em 1984, tocando em bares, estúdios e bailes. Integrou a banda de vários artistas da MPB e a partir de 1993 passou a dedicar-se à carreira solo. Com o show "Qualquer estação", passou por diversos espaços culturais do ABC e em várias unidades Sesc da Grande São Paulo: São Caetano, Interlagos, Belenzinho, Itaquera e Pompéia (no projeto "Prata da Casa). 

Bebê Góes - Percursionista e baterista nascido em Santo André, estudou pandeiro com Zequinha do Pandeiro, um dos mais antigos chorões de São Paulo e o primeiro músico paulistano a gravar a música Brasileirinho. 

Carol Lorac - Baixista da banda Janela, que também conta com a cantora e compositora Tata Alves.

Cássio Ferreira - Saxofonista, improvisador e intérprete. Começou a estudar música aos nove anos e saxofone aos 12. Na Fundação das Artes de São Caetano do Sul, estudou saxofone e improvisação com Mário Checchetto Neto e prática de big band com o Maestro Antônio Carlos Neves Pinto. 

Denise Coelho - Cantora, compositora, performer e desenhista, sempre leva ao palco toda sua bagagem cultural. Estudou técnicas vocais variadas, do popular ao lírico, e é também designer gráfica.

Fabio Daros - Percursionista, faz shows e gravações com artistas de estilos variados, da MPB ao Rock, passando pelo forró e música africana.

Fernando Cavallieri - Cantor, compositor e músico autodidata. Participou de vários Shows e projetos como: Projeto Pé na Rua em Diadema e Selo Cameratti em Santo André. 

Fernando Sardo - Músico, luthier, artista plástico e arte-educador, unindo seus conhecimentos musicais e artes, além do grande interesse por diversas culturas, cria instrumentos musicais, esculturas e instalações sonoras de forma original.

Giselle Maria - Cantora, compositora, professora de canto, poeta, terapeuta holística e celebrante de casamento, Giselle Maria é natural de Caraguatatuba, mas reside em Santo André há mais de 10 anos, participando ativamente do movimento artístico da região do ABC e da Grande São Paulo.

João Sampaio - Responsável pelo trabalho de programação visual e direção de arte do projeto, integrou com Zhô e Jurema a equipe da revista literária A Cigarra

Julio Mendonça - Nasceu em São José do Rio Preto em 1958. É poeta, doutor em Comunicação e Semiótica e coordena o Centro de Referência Haroldo de Campos, na Casa das Rosas. Escreveu o prefácio do livro Encontros & Encantos e fez as narrações para a série de Vídeos. 

Marcos Mamuth - Professor universitário, doutor em Psicologia Clínica pela PUC – SP, psicólogo, músico e poeta, Marcos Mamuth iniciou sua trajetória musical em 1979, aos 14 anos de idade. 

Pri Ferminio - Cantora, mantém no Youtube o canal Pri Ferminio & Convidados, onde posta seus vídeos cantando sozinha ou com convidados.

Silvio Alemão – Baixista, é integrante do grupo Irmandade do Blues.  Fundado em 1992, em Santo André, a lendária banda apresenta seu repertório repleto de Blues, R&B e Rock N' Roll, com composições próprias e versões arrebatadoras de clássicos do gênero.

Tata Alves - Cantora, compositora e violonista de música popular brasileira, nascida em Mauá-SP. 

SERVIÇO

Encontros & Encantos – Série de Vídeos
Dia 29/1 – sexta-feira, às 20h
Dias 12 e 26/2 – sextas-feiras, às 20h
Dia 12/3 – sexta-feira, às 20h
Exibição no canal do Sesc Santo André no Youtube

Comente aqui