Data: 20/10/2021 16:25 / Autor: Redação / Fonte: Detran.SP

Detran.SP participa da 5ª Jornada do Conhecimento da Fundação Grupo Volkswagen

Evento on-line e aberto ao público em geral ocorre nesta quinta-feira (21) no YouTube e Facebook da entidade, com inscrições gratuitas


Detran.SP participa de debate sobre mobilidade e infância na 5ª Jornada do Conhecimento da Fundação Grupo Volkswagen ?
Detran.SP participa de debate sobre mobilidade e infância na 5ª Jornada do Conhecimento da Fundação Grupo Volkswagen ?

Crédito: Divulgação

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) participa nesta quinta-feira (21) da 5ª Jornada do Conhecimento da Fundação Grupo Volkswagen, que tem como tema “Pensar a Mobilidade para a Infância”. O evento on-line é gratuito e acontecerá ao vivo das 15h às 16h30 por meio do YouTube e do Facebook da Fundação. 

Os interessados em acompanhar o debate devem fazer suas inscrições na página do evento pelo link https://www.even3.com.br/quintajornadadoconhecimentofgvw/ e ao final terão acesso a certificado de participação.

A proposta da Jornada do Conhecimento da Fundação Grupo Volkswagen é debater como famílias, educadores e o poder público podem contribuir para sensibilizar as crianças a pensar os diferentes papéis que compõem a mobilidade. O que caminhar por calçadas, atravessar avenidas e esperar o semáforo nos ensinam? E no trânsito, quais são os deveres, direitos e desafios de quem está guiando um automóvel, bicicleta ou patinete, por exemplo?

Com o apoio de especialistas, a conversa fará uma reflexão sobre os benefícios e desafios de colocar a infância no centro das ações de mobilidade e planejamento urbano para construirmos hoje um futuro melhor para todos.

A autarquia será representada pelo gerente de Educação para o Trânsito do Detran.SP, Mauro Voltarelli, que abordará como a educação para a mobilidade é pensada enquanto política pública: “já temos uma parceria com a Fundação Grupo Volkswagen por meio do Programa Cidadania em Movimento, que visa combater acidentes viários e conscientizar a população com temas relativos à mobilidade urbana e para nós do Detran.SP, a educação no trânsito é um dos nossos pilares. Quando educamos as crianças e reforçamos a importância do tema, buscamos formar futuros condutores melhores”.

O evento também contará com a presença de Renata Morettin, representante do grupo Carona a Pé, que transformou a caminhada coletiva até a escola num momento de reflexão das crianças sobre o entorno em que vivem e de Ursula Troncoso, consultora no Brasil da Fundação Bernard Van Leer, que criou o Urban95, programa que busca compreender o planejamento urbano na perspectiva das crianças. A mediação será feita por Flávia Oshima, jornalista especializada em educação e infância.

Serviço:

5ª Jornada do Conhecimento - Pensar a Mobilidade para a Infância

Data: 21/10/21

Horário: das 15h às 16h30

Plataformas:

YouTube

Facebook 

Inscrições 

Comente aqui