Data: 06/05/2021 13:23 / Autor: Redação / Fonte: UFSCar

Estudo da UFSCar avalia como suspeita ou infecção por coronavírus afeta os indivíduos

Pesquisa convida voluntários que tiveram infecção ou sinais de Covid-19


Crédito: Reprodução

Como uma pessoa se sente ao receber o diagnóstico de Covid-19? Para responder perguntas como essa, uma pesquisa da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) pretende compreender a dinâmica psicossocial de pessoas infectadas e suspeitas de infecção por Covid-19. A pesquisa é desenvolvida sob a perspectiva de que a falta de atenção à saúde mental pode interferir na qualidade da adesão aos cuidados demandados pela infecção. O projeto busca voluntários para uma entrevista.

"A dinâmica psicossocial perpassa desde a vivência subjetiva até as relações interpessoais e consiste na interação entre os aspectos psíquicos e sociais de um sujeito em relação a um fenômeno, neste caso, a infecção ou a suspeita de infecção por Covid-19", detalha Raiane Silva Sousa, estudante do curso de graduação em Psicologia da UFSCar. "A hipótese do estudo é que as pessoas infectadas ou com suspeita de infecção serão impactadas psicossocialmente a partir do diagnóstico de Covid-19", completa ela.

O trabalho intitulado "Dinâmica psicossocial de pessoas infectadas e suspeitas de infecção por Covid-19" é uma Iniciação Científica voluntária, vinculada ao Núcleo de Pesquisas e Estudos Psicossociais de São Carlos, da UFSCar, e tem orientação de Taís Bleicher, professora do Departamento de Psicologia (DPsi) da Universidade, e coorientação do psicólogo e mestre Diego Mendonça Viana, que atua no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Prefeitura de Umirim (CE).

Como participar

Para a coleta de dados, pode participar qualquer pessoa com mais de 18 anos completos, que teve infecção ou sinais de infecção por Covid-19. Serão realizadas entrevistas em grupo, online e ao vivo, pela plataforma Google Meet. A entrevista, que será gravada, terá cerca de 1h30 de duração. Se necessário, os participantes poderão ser convidados para outras conversas referentes à mesma pesquisa, de acordo com a disponibilidade e interesse.

Os interessados devem preencher este formulário (https://bit.ly/3nIaxjL). A participação é voluntária e o sigilo será preservado em futuras publicações. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail psi.raiane@gmail.com. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 31785420.1.0000.5504).

Comente aqui