Data: 23/07/2021 16:31 / Autor: Heitor Bisi / Fonte: Secom-PMD

FFF abre processo seletivo para Curso Preparatório para o ENEM e Vestibulares

Para participar do processo seletivo é preciso ser morador de Diadema (mediante comprovação de endereço)


Crédito: Divulgação

A Fundação Professor Florestan Fernandes inicia nesta segunda, dia 26 de julho, por meio eletrônico, as inscrições para o Curso Preparatório para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e Vestibulares somente para os moradores de Diadema. O curso, gratuito e on ine, conta com 100 vagas e terá seu início em agosto próximo. As inscrições para o processo seletivo devem ser feitas das 10h do dia 26 (segunda) até as 23h59 do dia 30 de julho (sexta) no site da Fundação www.florestan.org.br .

Os interessados devem abrir link que estará disponível na página oficial da Fundação e preencher o formulário eletrônico de inscrição com as informações solicitadas. O candidato deverá imprimir ou salvar eletronicamente, em local seguro, o protocolo de inscrição, pois este deverá ser apresentado nos dias da realização das matrículas (dias 4 e 5 de agosto). Não poderá se inscrever o candidato que tenha se matriculado e desistido, sem apresentar justificativa aceita pela Coordenação de Cursos da Fundação, de qualquer um dos cursos da Fundação nos últimos seis meses.

“Queremos ofertar para os moradores de Diadema, neste momento de crise sanitária provocada pela pandemia, condições para a continuidade de seus estudos, o que vai proporcionar , no futuro, maior oportunidade de inserção no mercado de trabalho”, afirma o diretor-presidente da Fundação Florestan Fernandes, Manoel Eduardo Marinho.

Para participar do processo seletivo é preciso ser morador de Diadema (mediante comprovação de endereço), ter idade entre 16 e 21 anos, ter concluído o ensino médio regular ou estar cursando a última série do ensino médio com previsão de conclusão no final de 2021, ter realizado o ensino fundamental e o ensino médio em escolas públicas ou em escola particular com bolsa integral, com a devida comprovação, além de estar inscrito no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2021  - que tem inscrições abertas entre 30 de junho e 14 de julho de 2021.

O candidato deverá ter acesso à internet e a equipamentos eletrônicos compatíveis (PC, notebook, tablet, celular etc) para assistir as aulas virtuais na Plataforma de Aprendizado Virtual FLORESTAN CURSOS. Os alunos com dificuldades de acesso aos meios eletrônicos poderão frequentar livremente, e de forma gratuita, qualquer um dos Polos Educacionais da Fundação Florestan Fernandes, conforme relação abaixo.

Sorteio das vagas

Não haverá realização de provas. As vagas serão definidas por sorteio, com regulamento próprio, que utilizará como base o resultado da Loteria Federal do dia 31 de julho. Os candidatos inscritos concorrerão nesse sorteio por meio do “número de centena” do protocolo de inscrição. O número da centena corresponde aos três últimos números do protocolo de inscrição, da direita para a esquerda, que poderá corresponder a qualquer número entre 000 à 999 (o número 10.789, por exemplo, terá o número de centena igual a 789).

Após clicar para confirmar a inscrição no site, o sistema automatizado eletrônico da Fundação gerará um numero de protocolo de inscrição.

A Fundação divulgará, por meio de seu site oficial - www.florestan.org.br, uma lista com o nome e número de protocolo de inscrição dos candidatos inscritos até às 13h do dia 31 de julho (sábado), além do regulamento do sorteio. Os candidatos deverão conferir a lista e comunicar a Fundação a respeito de qualquer divergência dos dados até as 17h do dia 31 de julho. O contato deverá ser realizado, obrigatoriamente, pelo email secretaria@florestan.org.br ou pelo telefone – Whatsapp 4053-2600. Se o candidato não informar o problema em tempo hábil, até 17h, prevalecerá a informação que foi divulgada na lista.

A Fundação poderá divulgar, no oportuno momento, as vagas remanescentes deste processo seletivo, caso ocorram. Para isso, os candidatos devem acompanhar, regularmente, todas as informações do processo seletivo no site da Fundação.

O resultado final do sorteio com a divulgação da lista dos candidatos contemplados com as vagas será divulgado no dia 3 de agosto de 2021.

Matrículas

As matrículas para o curso devem ser feitas nos dias 4 e 5 de agosto entre 9h e 19h, exclusivamente de forma pessoal e presencial, na sede da Fundação Florestan Fernandes,  Alameda  da Saudade, 186 - Vila Conceição. Não haverá matrículas pela internet ou por qualquer outro meio eletrônico.

Os candidatos aprovados no processo seletivo deverão apresentar, no ato da matrícula (dias 4 e 5 de agosto), os seguintes documentos originais – acompanhados das respectivas cópias (xerox simples): documento oficial de identidade e CPF e comprovante de residência atualizado (até 90 dias) em nome do candidato. Serão aceitas contas de água, luz, telefone e correspondência bancária. Se o comprovante estiver  em  nome  de  outra  pessoa  da  família,  o  candidato  deverá  apresentar documento que comprove o grau de parentesco. No caso de não haver comprovante de residência no nome do candidato, este poderá apresentar original e  entregar cópia do título de eleitor que comprove residência no município ou cartão da UBS; certificado  de  Conclusão  do  Ensino  Médio,  ou  declaração  que  comprove  a matrícula no último ano, para aqueles que irão concluir o ensino médio até o final de 2021; apresentar  impresso,  ou  salvo  eletronicamente,  o comprovante de inscrição no ENEM 2021, no ato da matrícula;  protocolo  de  inscrição,  impresso  ou  salvo  eletronicamente,  no  processo seletivo de vaga ao Curso Preparatório para o ENEM e Vestibulares do 2° semestre de 2021. Os alunos com idade inferior a 18 anos devem comparecer à matrícula, acompanhados de seu responsável legal.

No dia da matrícula quem assim desejar, poderá realizar doação de alimentos não perecíveis, de sua livre escolha. Os produtos serão doados à campanha “Sua Vida me Importa, Sua Fome me Incomoda” da Prefeitura. 

A Fundação encaminhará o convite, via link, de acesso à Plataforma Virtual FLORESTAN CURSOS aos alunos matriculados, no email fornecido pelo aluno no momento de sua inscrição no Processo Seletivo. Caberá ao aluno observar, em tempo hábil e com atenção, todas as mensagens recebidas para confirmar o recebimento do email, tendo o cuidado de também observar o seu filtro de spam.

O aluno que não receber o convite deverá comunicar esse fato à Secretaria da Fundação, obrigatoriamente, até às  13h  do  dia  6  de agosto,  sob  pena  de desclassificação do processo seletivo, solicitando o envio do convite. O contato deverá ser realizado, obrigatoriamente, pelo e-mail: secretaria@florestan.org.br ou pelo telefone/Whatsapp 4053-2600.

Também estará desclassificado o candidato que não realizar o cadastro e o primeiro acesso na Plataforma de Aprendizado Virtual FLORESTAN CURSOS indicada pela Fundação, também até às 17h até dia 06 de agosto.

O acesso ao curso estará liberado, assim como sua visualização, a partir das 7h30 do dia 7 de agosto.  As aulas serão transmitidas ao vivo pela Plataforma Virtual FLORESTAN CURSOS, aos sábados, das 8h às 15h30 (contando com intervalos nesse período, inclusive, com horário para almoço). A previsão de término será em 18 de dezembro, conforme calendário estabelecido pela  Coordenação  de  Cursos da Fundação Florestan Fernandes.

Polos Educacionais da Fundação Florestan Fernandes

Polos

Endereço

Bairro

Associação Vila Alice

Rua Altino Arantes, 210

Vila Alice

Centro Público Paineiras

Rua Javari, 647

Campanário

Associação de Moradores dos Núcleos 18 de Agosto e Santa Luzia

Rua Platina, 230

Taboão

Associação Arco-Íris

Rua Pau do Café, 1072

Jardim Arco-Íris

Associação dos Moradores do Núcleo Habitacional do Jardim Marilene

Avenida Maria Cândida de Oliveira, 801

Jardim Marilene

Instituto Dom Décio Pereira

Rua Santo Antonio de Pádua,168

Casa Grande


Associação de Moradia por Luta Unidos da Leste

Avenida Afonso Monteiro da Cruz, 1.607

Serraria

ACER Brasil

Rua João Antonio de Araújo, 247

Jardim Eldorado

Associação Mutirão Habitacional de Diadema - AMUHADI

Rua Apostolo Pedro, 685

Eldorado

Associação de moradores Condomínio Ana Maria (Nova Naval)

Rua Ana Maria, 266

Serraria

Associação Amigos do Jardim Sapopema

Rua das Palmeiras, 174

Eldorado

Associação Jardim Rey

Rua Visconde de Taunay, 194

Vila Cruzeiro

Centro Comunitário Vila Popular

Passagem do Progresso – Vila Nogueira

Vila Nogueira

Associação Vila Socialista

Rua Socialista, 150

Conceição

Associação Projeto Jovem Esportista

Rua Edmundo da Silva Ribeiro

Jardim Casa Grande





Comente aqui