Data: 19/10/2021 13:08 / Autor: Redação / Fonte: Instituto Avon

Instituto Avon realiza bate-papo virtual como parte do movimento Coletivo Pink

Na próxima quarta-feira (20), o braço social da Avon convida especialistas para debater sobre os pontos de conexão entre o câncer de mama e a violência contra mulheres


O Instituto Avon, organização não-governamental que atua no enfrentamento à violência contra mulheres e meninas e na conscientização sobre o câncer de mama, realizará um painel no Sofá Pink, encontro virtual organizado pelo movimento Coletivo Pink como um espaço para estimular a troca de informações sobre o câncer de mama e o acolhimento de pacientes que convivem com o diagnóstico da doença. O painel "Câncer de Mama e Violência Contra Mulheres", realizado pelo próprio Instituto Avon, contará com a presença de especialistas que debaterão o tema de forma on-line na próxima quarta-feira (20), às 18h.

Com o objetivo de abordar os impactos da violência de gênero na saúde das mulheres, especialmente na influência no surgimento do câncer de mama, a temática do painel surgiu a partir de um estudo que entrevistou 200 mulheres e mostrou que 42% delas descobriram que possuíam a doença após sofrerem agressões, físicas ou psicológicas, de seus parceiros. A pesquisa foi realizada pela médica Cristiana Tavares, oncologista clínica do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), em Recife (PE), da Neoh Rede D’Or Hospital Memorial São José e do Hospital São Marcos e vice-presidente da SBOC NE (Sociedade Brasileira da Oncologia Clínica Regional NE). Segundo Cristiana, o estresse crônico causado pelo trauma pode afetar o sistema imunológico da mulher, responsável pelo combate a células cancerígenas.

"Como uma organização que busca garantir que todas as mulheres tenham seus direitos fundamentais respeitados e assegurados, queremos mostrar que debates sobre o câncer de mama precisam ser cada vez mais amplificados, pois trata-se de uma doença complexa e multifatorial", explica Regina Célia Barbosa. "Nosso objetivo também é esclarecer a magnitude da importância de ações efetivas no combate à violência doméstica e do preparo de profissionais da saúde para que também possam fazer parte da solução, protegendo e acolhendo essas mulheres", conclui.

O debate contará com a participação de Regina Célia Barbosa, Gerente de Causas do Instituto Avon; Juliana Francisco, médica ginecologista e mastologista; Patrícia Dias, criadora de conteúdo na página @patriciadiasbelaestilosa, pintora, maquiadora, consultora de estilo especializada em beleza negra e ativista digital pela Frente Estadual de Combate ao Câncer de mama; além de Vivian Guardabassi Gimenes, psicóloga especializada em psico-oncologia e psicologia analítica.

Serviço:

Sofá Pink - Painel "Câncer de Mama e Violência contra Mulheres"

Data: 20 de outubro de 2021

Horário: 18h

Onde acompanhar: Instagram @ColetivoPink ou https://www.projetoartemisa.com.br/#sofa

Comente aqui