Data: 06/04/2021 13:16 / Autor: Redação / Fonte: Instituto Unibanco

Instituto Unibanco anuncia temas dos próximos webinários do ciclo Educação para Juventude

De 7 de abril a 5 de maio, encontros online reunirão especialistas para discutir recuperação de aprendizagem e ensino híbrido


Crédito: Divulgação

O Instituto Unibanco anuncia os temas dos próximos quatro webinários que integram o Ciclo “Educação para Juventudes”, focados na recuperação da aprendizagem dos estudantes e no ensino híbrido. A série de encontros tem o objetivo de contribuir para a ampliação do debate sobre gestão em educação. Com tradução em libras, os webinários são transmitidos ao vivo toda quarta-feira, às 16h, no canal do Instituto Unibanco no YouTube.

Para Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto, os encontros buscam tratar de estratégias e soluções emergenciais para a recuperação da aprendizagem dos estudantes brasileiros no atual contexto, sem perder de vista o desafio de avançar em agendas estruturais do País na educação, de forma a garantir o direito à educação de crianças e jovens. “A partir dos temas escolhidos, nosso objetivo é trazer para o debate as experiências concretas do dia a dia de gestores e educadores, os desafios da formulação de políticas públicas e o conhecimento acadêmico sobre educação”, explica.

O próximo webinário da série, do dia 7 de abril, abordará as Desigualdades e recuperação da aprendizagem na pandemia e foi desenhado em parceria com Geledés – Instituto da Mulher Negra. Para discutir o assunto, foram convidados Rosamaria Silvestre, diretora da EMEI Origenes Lessa, em São Paulo (SP); Jorge Felizardo, diretor da EMEFM Vereador Antônio Sampaio, também em São Paulo (SP); e Zara Figueiredo, Professora do departamento de Educação e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto, além de coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política Pública de Educação (NEPPPE – MG).

Nas semanas seguintes, uma série de três encontros focam na possibilidade de mudança de visão da educação a partir do ensino híbrido. Em 14 de abril, ocorre o primeiro desses eventos com o tema Educação Híbrida: Uma oportunidade de transformação, que terá mediação de Ricardo Henriques e contará com a participação de Claudia Costin, diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE-FGV); e Vinícus Wu, secretário municipal de educação de Niterói (RJ).

Duas semanas depois (devido ao feriado de Tiradentes), no dia 28, o webinário Gestão Híbrida: Ampliação de olhares sobre o ensino aprendizagem trará Edméa Santos, Professora Titular-Livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); e Isaura Nobre, subsecretária de Planejamento e Avaliação da Secretaria da Educação do Espírito Santo (Sedu-ES) para discutir a gestão diante da nova modalidade de ensino. A mediação será de César Nunes, gerente de Desenvolvimento de Soluções do Instituto Unibanco.

Já no dia 5 de maio, o último webinário sobre ensino híbrido tratará da Aprendizagem ativa na interação entre estudantes e educadores. Com mediação de Jane Reolo, coordenadora de projetos socioeducativos do Instituto, o encontro terá como convidadas Lilian Bacich, Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP); e Vagna Brito de Lima, coordenadora de Formação Docente e Educação a Distância da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc-CE).

Os webinários seguem nas semanas seguintes, sempre às quartas-feiras às 16h no canal do YouTube do Instituto Unibanco.

Serviço

Webinário Desigualdades e recuperação da aprendizagem na pandemia

Data: 7 de abril

Hora: 16h

Participantes: Rosamaria Silvestre, diretora da EMEI Origenes Lessa (São Paulo - SP); Jorge Felizardo, diretor da EMEFM Vereador Antônio Sampaio (São Paulo - SP); e Zara Figueiredo, Professora do departamento de Educação e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto, além de coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política Pública de Educação (NEPPPE – MG).

Transmissão ao vivo: https://youtu.be/QsUdCFVxEo4

Webinário Educação Híbrida: Uma oportunidade de transformação.

Data: 14 de abril

Hora: 16h

Participantes: Claudia Costin, diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE-FGV), e Vinícus Wu, secretário municipal de educação de Niterói (RJ).

Mediação: Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto Unibanco.

Transmissão ao vivo: https://youtu.be/_guRX_aLvNA

Webinário Gestão Híbrida: Ampliação de olhares sobre o ensino aprendizagem

Data: 28 de abril

Hora: 16h

Participantes: Edméa Santos, Professora Titular-Livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); e Isaura Nobre, subsecretária de Planejamento e Avaliação da Secretaria da Educação do Espírito Santo (Sedu-ES).

Mediação: César Nunes, gerente de Desenvolvimento de Soluções do Instituto Unibanco.

Transmissão ao vivo: https://youtu.be/dkewBziDppo

Webinário Ensino Híbrido: Aprendizagem ativa na interação entre estudantes e educadores

Data: 5 de maio

Hora: 16h

Participantes: Lilian Bacich, Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP), e Vagna Brito de Lima, coordenadora de Formação Docente e Educação a Distância da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc-CE).

Mediação: Jane Reolo, coordenadora de projetos socioeducativos do Instituto Unibanco.

Transmissão ao vivo:  https://youtu.be/reJXCtk2zKs

Comente aqui