Data: 03/12/2021 15:11 / Autor: Redação / Fonte: Itaú Cultural

Programação do Conexões Itaú Cultural

Conexões Itaú Cultural 2021 aborda como são vistas, pesquisadas e conhecidas a literatura e o cinema brasileiros no exterior


Nesta edição, o Conexões Itaú Cultural 2021, organizado pelo Núcleo de Audiovisual e Literatura da instituição, é realizado on-line, nos dias 9 e 10 de dezembro (quinta-feira e sexta-feira).  Criado em 2007, o projeto faz um mapeamento da presença da literatura brasileira no mundo, seja na mídia, na pesquisa universitária ou no mercado editorial, além de produzir textos reflexivos a respeito. A cada dois anos, mesas de conversa entre pesquisadores são realizadas, também como parte deste projeto. Dessa vez o tema que os une é literatura e o cinema brasileiros no exterior, em quatro mesas de conversa, sempre às 11h e 13h, com transmissão ao vivo e interpretação em Libras, no site e Youtube do IC

A mesa que abre esta edição, na quinta-feira, é A pesquisa sobre cinema brasileiro no exterior. A partir de contextos específicos, sendo eles o mundo anglo-saxão, França e Portugal, aqui se abordará a circulação dos estudos sobre o cinema nacional por meio de revistas e demais publicações, além de considerar sua presença em festivais e plataformas digitais. Participam deste bate-papo, Bia Rodovalho, doutora em Estudos cinematográficos pela Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3 e programadora do festival Brésil en Mouvements; Kathryn Sanchez, professora no Departamento de Espanhol e Português, na Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, onde leciona Literatura, Filme e Cultura Portuguesa e Brasileira e Estudos de Gênero e Performance; e Sofia Sampaio, pesquisadora no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e coordenadora editorial da Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento. A mediação é de Eduardo Morettin, professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). 

No mesmo dia, a segunda mesa, às 13h, aborda revistas, editoras e jornalistas na difusão da literatura brasileira no exterior. A pauta gira em torno de como revistas não acadêmicas e editoras participam do esforço de divulgação desta produção literária local fora do país. Estarão presentes Nara Vidal, editora da Revista Capitolina, Maria João Cantinho diretora da Revista Caliban, e Dario Borin, editor da Tagus, da Universidade em Dartmouth. A mediação fica por conta de Felipe Lindoso, antropólogo, jornalista, tradutor e editor. 

No segundo dia do Conexões, mais duas mesas abordam o mesmo assunto a partir da perspectiva de diferentes convidados. Dessa vez, as revistas acadêmicas são analisadas a partir das dinâmicas, dificuldades e o papel dessas publicações na divulgação da literatura brasileira fora do país. A primeira, às 11h, conta com Jeremy Lehnen, editor executivo do Journal of Lusophone Studies; Rebecca Atencio, co-editora da revista acadêmica Luso-Brazilian Review; e Tiago Alves Costa, editor da publicação digital Revista Palavra Comum. Essa mediação fica a cargo de Rita Palmeira, editora da revista Novos Estudos Cebrap. Falando sobre a mesma temática, na mesa seguinte conversam Luiz Valente, fundador e co-editor da revista Brasil/Brazil: A Journal of Brazilian Literature, e Sonia Salomão, vencedora do Prêmio Jabuti de 2017, nas categorias de Crítica e Teoria Literária. 

Prêmio Oceanos

Neste ano, o Conexões Itaú Cultural é realizado um dia depois do anúncio dos vencedores do Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa. Escolhidos entre os 10 finalistas – oito romances, uma obra de contos e uma de poemas, escritos por autores do Brasil, de Moçambique, Portugal e Timor-Leste –, os três livros premiados serão conhecidos no dia 8 de dezembro, quarta-feira, às 10h do Brasil (12h de Cabo Verde, 13h de Portugal, 14h de Angola, 15h de Moçambique), no canal do Itaú Cultural no YouTube. 

Conexões Itaú Cultural 2021

Dias 9 e 10 de dezembro

Duas mesas por dia, às 11h e 13h

Com transmissão no site e Youtube do IC

www.itaucultural.org.br

www.youtube.com/itaucultural

Classificação: livre

Comente aqui