Data: 13/10/2020 13:19 - Alterado em: 16/09/2021 13:18 / Autor: Redação / Fonte: Itaú Cultural

Programação do IC para Crianças do Itaú Cultural

Espetáculo teatral e duas oficinas, uma sobre Geraldo de Barros e outra inspirada no cinema, embalam o fim de semana das crianças


As crianças e famílias tem programação garantida no site do Itaú Cultural. No IC para Crianças, no dia 18 (sábado), o artista visual e educador Gustavo de Magalhães ensina a fazer um tablet analógico, com imagens criadas pelos participantes. No Palco Virtual a peça Napoleão, do grupo Pavilhão Magnólia, continua em cartaz para ser vista a qualquer momento, com recursos de Libras e audiodescrição, até o dia 29 de setembro.

Nas oficinas do Ateliê Livre, dias 18 e 19 (sábado e domingo), o público segue mergulhado na obra de Geraldo de Barros, construindo móveis em miniatura, dessa vez em papelão. Para participar é necessário inscrição prévia no site da organização.

IC para Crianças

No sábado, dia 18, às 11h, Magalhães propõe a construção de um tablet analógico, com imagens criadas pelos participantes. Os materiais utilizados serão caixa de papelão, que pode ser de sabão em pó, dois rolos de papel alumínio, tampinhas descartáveis, tinta, pincel, material de desenho, folhas sulfite, tesoura, régua e cola.

Essa temporada é inspirada no cinema e desde o início dessa jornada, ele já fez com o público óculos 3D, disco cinético, flip book, projetor e teatro de sombras, entre outros. Todos esses vídeos ficam disponíveis para serem acessados no Youtube.

As duas temporadas anteriores desse projeto, desenvolvido pelo Núcleo de Educação e Relacionamento, exploraram as brincadeiras antigas, com o músico, ator e fundador da Trupe Trupé Filipe Edmo, e as infinitas possibilidades musicais do corpo, dos instrumentos e da voz, orientadas pela cantora Mairah Rocha, percussionista e educadora musical, integrante do grupo Barbatuques. Elas também estão disponíveis no site e YouTube do Itaú Cultural na íntegra.

Napoleão

Este personagem homônimo é um menino tímido e cheio de futuro, que representa o herói escondido dentro de cada pessoa. Seu sonho é cantar e sua maior aventura é tentar entender o mundo ao seu redor. A peça fala da infância contemporânea e os desafios que ela traz à família e à educação. O texto e a direção são de Marcelo Romagnoli e a estreia aconteceu na 9ª  edição do Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará (TIC), em 2019. Com Libras e áudio descrição, como toda a programação do Palco Virtual e outras do Itaú Cultural, essa peça do Pavilhão da Magnólia, grupo com 16 anos de trajetória consolidada no Ceará, está em cartaz para ser vista a qualquer momento até dia 29 de setembro.

Ateliê Livre

O Ateliê Livre, nos dias 18 e 19 (sábado e domingo), às 14h, aproxima crianças e adultos do universo de Geraldo de Barros. Ao longo dos finais de semana de setembro, a construção de móveis em miniatura ganha espaço, apresentando para sua execução, materiais diferentes. Essa é a vez do papelão ser explorado pelos participantes.

Neste mês, todas as oficinas do projeto seguem dedicadas a este artista múltiplo, trazendo, dessa vez, destaque para sua atuação na construção de mobiliário. Estas atividades foram pensadas em sinergia com Geraldo de Barros – imaginário, construção e memória, mostra presencial no Itaú Cultural até 7 de novembro.

Participantes

Gustavo de Magalhães é artista visual e sempre gostou de brincar com papel. Trabalhou por mais de 15 anos produzindo peças e bonecos para a publicidade e o cinema. Atualmente, à frente da Oficina Cana-de-Açúcar e desenvolve trabalho autoral em livros de artista e livros pop-up.

Pavilhão da Magnólia é um coletivo teatral que pensa e cria uma cena pulsante. Situado na cidade de Fortaleza, com 16 anos de trajetória, já montou 15 espetáculos e 12 esquetes, tendo realizado mais de 900 apresentações, em mais de 50 cidades pelo país. Com um potente repertório direcionado ao público adulto e infanto-juvenil, os espetáculos são realizados a partir de encontros com colaboradores importantes e atuantes da cena contemporânea, que juntos trazem frescor e revigoram o trabalho continuado e em grupo.

SERVIÇO:

IC para Crianças

Dia 18 de setembro (sábado), às 11h

Luz, sombra e ação!

Com Gustavo de Magalhães

Em www.itaucultural.org.br e www.youtube.com/itaucultural

Classificação: livre

Ateliê Livre – Construindo móveis de papel

Dias 18 e 19 de setembro, às 14h

Duração: 90 minutos

30 vagas por dia

Melhor aproveitado por crianças acima de 10 anos, acompanhada dos responsáveis

Inscrições: www.itaucultural.org.br

Napoleão

Disponível até 26 de setembro

Em www.itaucultural.org.br e www.youtube.com/itaucultural

Duração: 40 minutos

Classificação: 12 anos

Comente aqui