Data: 22/10/2021 19:17 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura Rio Grande da Serra

Rio Grande da Serra promove Caminhada de Conscientização sobre o Câncer de Mama

Além de organizar ações em alusão ao Outubro Rosa, a cidade também realizará 5ª edição da Feira Arte & Desenvolvimento no Parque Linear


Crédito: Divulgação

O fim de semana será agitado em Rio Grande da Serra. A Prefeitura promove, neste sábado (23/10), a Caminhada de Conscientização sobre o Câncer de Mama. A concentração será às 8h, na Praça da Bíblia, com saída às 8h30 até o Parque Linear, com todos vestidos de rosa. A ação será encerrada com uma animada aula de zumba. No mesmo local, será realizado a 5ª edição da Feira Arte & Desenvolvimento, que ocorrerá também no domingo (24/10), das 8h às 18h.

“Infelizmente, o câncer de mama é a doença que mais mata mulheres no mundo. Por isso temos de conscientizá-las de que é fundamental fazer seus exames de rotina. A Secretaria de Saúde tem feito um excelente trabalho para alcançar essas mulheres”, disse o prefeito Claudinho da Geladeira.

Além da caminhada, a UBS do Centro (Rua Prefeito Cido Franco, 500, Vila Arnoud) receberá mulheres previamente agendadas para fazer o exame de mamografia, das 9h às 16h. O público-alvo das ações do Outubro Rosa são mulheres com mais de 40 anos. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, tem feito busca ativa para estimular a realização dos exames preventivos.

Para o secretário de Saúde, o dr. Tchello Pierro, a prevenção é fundamental. “Trinta porcento do câncer de mama poderia ser evitado se as mulheres tiverem uma boa alimentação e praticarem atividade física. Por essa razão, organizamos esta caminhada, em conjunto com outras secretarias, para conscientizá-las de manter seus exames em dia, além de ser um estímulo para que façam exercícios físicos”, disse.

A cidade também recebe, nos dias 26 e 27 de outubro (terça e quarta-feira), a carreta do projeto social “Cuidando Delas”, que ficará estacionada na Praça da Bíblia e ofertará exames de mamografia e Papanicolau.

Comente aqui