Data: 14/10/2021 15:33 / Autor: Redação / Fonte: GNT

Erica Malunguinho fala sobre mulheres negras na política em episódio de "Sexta Black"

Exibido no canal de YouTube do GNT, programa aborda combate ao racismo institucional


Sexta Black
Sexta Black

Crédito: Divulgação

Pernambucana formada em história da arte pela Universidade de São Paulo, Erica Malunguinho é a convidada do ultimo episódio da terceira temporada do programa "Sexta Black" que vai ao ar na sexta-feira, dia 15 de outubro,  às 20h, no canal de  Youtube do GNT. Na atração, a convidada fala sobre mulheres negras na política e as lacunas no sistema legislativo no que diz respeito ao combate ao racismo institucional.

Apresentadora, mestra em Relações Étnico-Raciais e co criadora do programa, Luana Genót explica a importância de ter Erica como uma das entrevistadas. "Mulheres negras não ocupam nem um por cento dos cargos de liderança no país e são sub representadas nas câmaras legislativas. Nesse Brasil fundado sob uma lógica racista e que segue não garantindo condições básicas e dignas de sobrevivência para pessoas negras, Erica fez história ao se tornar a primeira mulher trans a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa na capital paulista", comenta.

Durante a entrevista, Erica conta um pouco das ameaças que sofreu e quais medidas eficazes o estado brasileiro deveria praticar pra garantir não só o mandato dessas mulheres, como também suas vidas e sobre o term "aquilombar".

"Eu estou aqui para disputar sociedade. O que eu estou propondo é desatar o nó das violências estruturais e históricas."

"Se aquilombar é um espaço de proteção. Nós, pessoas pretas, indígenas, que foram excluídas do processo históricos, recisamos desse espaço para nutrir forças e conseguir enfrentar as violências."
 
 Sobre o #SextaBlack

Criado e comandado pela publicitária, escritora, apresentadora e mestra em Relações Étnico-Raciais, Luana Génot. O programa #SextaBlack nasceu do objetivo de fazer com que mais pessoas brancas, pretas, amarelas, pardas ou indígenas dialoguem e reflitam sobre temas como cor, raça, trajetória, pertencimentos  afim de criar, juntos, uma sociedade antirracista na prática. Exibido no canal do YouTube da GNT, o programa teve sua primeira temporada vinculada entre novembro de dezembro de 2020 com cinco episódios que contaram com a participação de personalidades e especialistas como Hélio de La Peña, Kaê Guajajara e Lian Thai. Com direção e co-criação de Shirlene Paixão e Jorge Espírito Santo, o programa também reforça a diversidade, tanto à frente, quanto por trás das câmeras e já está com a segunda e a terceira temporada confirmadas. Assista em Youtube.com/canalGNT


Comente aqui