Data: 23/09/2021 15:11 / Autor: Redação / Fonte: FSC® Friday 2021

FSC Friday 2021: 24 de setembro “Proteja as Florestas. Salve o Clima”

Quase 2,6 bilhões de toneladas, ou um terço de todo o CO2 liberado de combustíveis fósseis, são absorvidos pelas florestas todos os anos


Crédito: Amazonbai e FSC

Em outubro acontece a 26ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP26) e o mundo espera ansiosamente por demonstrações de algum progresso alcançado pelos signatários do Acordo de Paris e, mais do que isso, a proposta de novas soluções para o combate ao aquecimento global.

Enquanto o FSC® celebra o seu dia internacional, o FSC Friday, comemorado na última sexta-feira do mês de setembro, também reafirma seu apoio às iniciativas internacionais relacionadas às mudanças climáticas e, principalmente, destaca a importante contribuição do manejo florestal responsável nesses esforços. O FSC acredita que ele é uma forma de manter as florestas saudáveis e resilientes, sustentando a vida na Terra.

As florestas desempenham um papel essencial na regulação do clima. Junto com os oceanos, são os principais ecossistemas que o planeta usa para remover o dióxido de carbono (CO2) - o gás de efeito estufa mais importante da atmosfera. Quase 2,6 bilhões de toneladas, ou um terço de todo o CO2 liberado de combustíveis fósseis, são absorvidos pelas florestas todos os anos. O Acordo de Paris, inclusive, convocou todos os países a conservar sumidouros de carbono nas florestas.

O fato de uma árvore de madeira de lei média poder armazenar até 21kg de CO2 todos os anos, revela o papel essencial das florestas na estabilização do clima. Interromper a perda e a degradação de sistemas naturais e promover sua restauração são ações essenciais diante da urgência mundial de mitigar as mudanças climáticas. Isso sem falar que mais de 1,6 bilhão de pessoas dependem das florestas para sua subsistência e os produtos florestais movimentam US$ 244 bilhões no comércio internacional.

Comente aqui