Data: 23/11/2021 15:48 / Autor: Redação / Fonte: MDR

Nove cidades de cinco estados obtêm reconhecimento federal de situação de emergência

Portaria publicada no Diário Oficial da União beneficia localidades do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe


Crédito: Divulgação

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu, nesta terça-feira (23), a situação de emergência em nove cidades dos estados do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e São Paulo atingidas por desastres naturais. A Portaria foi publicada no Diário Oficial da União e pode ser acessada neste link.

A maior parte dos reconhecimentos foi concedida por conta da seca, que atinge as cidades de Aiuaba, Morada Nova e Pereiro, no Ceará; Curral Novo do Piauí e Jaicós, no Piauí; e Poço Redondo, em Sergipe. Já Taboleiro Grande (RN) e Itaberá (SP) enfrentam estiagem, enquanto Euclides da Cunha Paulista (SP) registrou chuvas intensas.

Com o reconhecimento federal de situação de emergência, os gestores municipais podem pedir apoio financeiro ao MDR para atendimento à população atingida, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestruturas públicas danificadas.

A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada Portaria no Diário Oficial da União com a especificação do montante a ser liberado.

Comente aqui