Data: 21/10/2021 19:20 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura de Diadema

Coordenadoria promove sensibilização LGBTQI+ nas UBSs de Diadema

Objetivo é trabalhar temática nos serviços municipais para qualificar atendimento ao público. Das 20 Unidades Básicas de Saúde, 10 já participaram das oficinas


Crédito: Divulgação

Os profissionais da rede municipal de saúde de Diadema têm participado, desde o fim de setembro, de Oficinas de Sensibilização LGBTQI+ “Respeita-me”, com temáticas relacionadas à diversidade sexual e relações de gênero. Nesta quarta-feira (20/10), por exemplo, a capacitação foi na UBS Parque Reid.

A realização dessas oficinas nos serviços de saúde é uma forma de capacitar e conscientizar os (as) servidores sobre a importância do respeito à diversidade e prepará-los para prestar um atendimento cada vez mais inclusivo e de qualidade à a população diademense, além de ajudar a combater todas as formas de intolerância e discriminação à população LGBTQI+.

Um dos equipamentos já contemplado foi o Pronto Socorro Central (PSC). Segundo Edineide de Brito Souza, diretora de enfermagem, “A sensibilização dos funcionários sobre essas questões de diversidade sexual e identidade de gênero é fundamental. A gente percebe que às vezes algum funcionário toma uma atitude inapropriada, mas não por má fé nem preconceito, mas por desconhecimento. Não é vergonha, por exemplo, perguntar como a pessoa gostaria de ser chamada e respeitar o uso do nome social. Então entendemos que é importante continuar com essas capacitações”, explicou.

Dr. Clóvis Silveira Júnior, diretor geral do Pronto Socorro Central, complementou que cada profissional presente na capacitação tem o papel de multiplicar as informações. “Nem todos os funcionários conseguem participar da oficina, então contamos com o compromisso de todos os presentes no sentido de multiplicar o conhecimento adquirido e levar as questões trazidas no debate para os demais colegas”, assegurou.

Comente aqui