Data: 25/10/2021 16:54 / Autor: Redação / Fonte: PMD

Diadema lança Mais Educação nesta quarta (27)

Iniciativa, criada em 2007 durante gestão de Luiz Inácio Lula da Silva, prevê atividades no contraturno e atenderá 6 mil estudantes da Rede até 2024


Diadema lança Mais Educação nesta quarta (27)
Diadema lança Mais Educação nesta quarta (27)

Crédito: Adriana Horvath

Para celebrar a volta do programa Mais Educação a Diadema, após quase oito anos "esquecido", a Prefeitura Municipal realiza cerimônia nesta quarta-feira (27), a partir das 14h, na EMEB Letícia Beatriz Pessa, com a presença do prefeito José de Filippi Júnior, da secretária de Educação, Ana Lúcia Sanches, e de diversas outras autoridades.

Criado pelo Governo Federal em 2007, durante gestão de Luiz Inácio Lula da Silva e com Fernando Haddad no cargo de ministro da Educação, o programa surgiu para ser um dos mais agudos avanços no ensino público do Brasil. Chegou, inclusive, a ser uma das vitrines da Educação de Diadema entre 2009 e 2012, quando atendia mais de 7 mil estudantes da Rede Municipal.

Durante os oitos anos posteriores, no entanto, o programa foi deixado em segundo plano e acabou praticamente abandonado. Agora, com o retorno de Filippi ao Executivo Municipal, a iniciativa volta a ter lugar de destaque e será relançada nos mesmos moldes da época em que foi criada.

Seu principal objetivo será ampliar a permanência dos estudantes nas 17 escolas de Ensino Fundamental com atividades realizadas no contraturno, o que permitirá, a médio e longo prazo, um enorme ganho pedagógico a estudantes com idade entre 6 e 8 anos.

A expectativa é atender, já em 2022, cerca de 2300 estudantes e, até 2024, chegar a 6 mil. “Embora já esteja em funcionamento, a partir de agora vamos dar um novo sentido para o Programa, com ampliação de propostas e novas metas a serem realizadas até o final do primeiro mandato. É uma iniciativa que vai transformar o Ensino Fundamental da cidade”, afirma a secretária de educação.

O que muda com o Mais Educação: 

•        O programa estará presente nas 17 escolas do Ensino Fundamental de Diadema;

•        Atenderá as crianças do 1º, 2 e 3° anos do ciclo, que estão na faixa etária de 06 a 08 anos;

•        Eles ficam um período de 09 horas na escola sendo, 05 horas no período regular e 4 horas no Mais Educação;

•        O Programa possui um professor articulador por escola que tem a função de organizar toda a grade curricular das atividades realizadas com os estudantes;

•        Os Educadores  são estagiários das mais diversas áreas selecionados pela Coordenação da Educação Integral da Secretaria de Educação;

•        O programa conta com Comitê pedagógico que é responsável pela formação dos quatro Macrocampos que são a  base pedagógica do programa: Letramento: Alfabetização e matemática, Cultura, Esporte e Meio Ambiente;

•        O Programa conta com parceiros fora da escola como OSs, Igrejas, clubes, academias entre outros, para a realização de atividades.

Comente aqui