Data: 29/07/2021 17:53 / Autor: Redação / Fonte: PMD

Diadema: Operação Inverno sai às ruas com chegada da massa de ar polar

Esforço conjunto de várias secretarias envolve mais de 30 servidores e voluntários em apoio à população em situação de rua


Esforço conjunto de várias secretarias envolve mais de 30 servidores e voluntários
Esforço conjunto de várias secretarias envolve mais de 30 servidores e voluntários

Crédito: Divulgação/PMD

Com a chegada da massa de ar polar que promete derrubar a temperatura em todo o estado de SP a sensações térmicas de até 0 grau, equipes lideradas pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania saíram às ruas de Diadema em um esforço conjunto para convencer pessoas em situação de rua a aceitar um abrigo. A capacidade dos albergues foi aumentada de 70 para 155 vagas, com dois novos locais de acolhida, reforço na alimentação e entrega de cobertores extras.

“Não podemos obrigar ninguém a vir conosco,” explica a vice-prefeita e secretária de Assistência Patty Ferreira. “Mas tentamos convencer a população em situação de rua dos riscos que ela está correndo. Às vezes o consumo de álcool também leva a uma falsa sensação de calor, que faz a pessoa adormecer e congelar. É por isso que estamos nas ruas.”

Na noite desta quarta, 28, quatro equipes abordaram 114 pessoas. Destas, 13 aceitaram uma vaga em abrigo. As que não aceitaram, receberam cobertores e alimentação quente. Mais 55 pessoas procuraram os abrigos voluntariamente, totalizando 68 abrigados. A Defesa Civil também recebeu 12 chamados por meio do telefone emergencial 0800 7705 559.

Hoje o esforço se repete, agora com 7 equipes de abordagem. “Uma vez que, com a chegada real do frio, muitos que não aceitaram ir para um abrigo ontem podem ter se arrependido e resolverem aceitar hoje,” afirmou a secretária. 

Lembrando que você pode doar alimentos, roupas e cobertores em qualquer UBS da cidade e nos pontos de coleta aqui: http://combateafome.diadema.sp.gov.br/ 

Comente aqui