Data: 15/10/2021 10:02 / Autor: Renata Nascimento / Fonte: PMD

Diadema promove sábado (16) de atividades culturais, vacinação e solidariedade

Programação incluirá apresentações de circo, Busão da Cultura, distribuição de mudas e lançamento do Programa Ciclo do Bem; Vacinação contra covid e atualização da caderneta de vacinação


No próximo sábado (16/10), a Prefeitura de Diadema promoverá um dia especial para os moradores da cidade, com atividades culturais para crianças e adultos, serviços e oportunidades de engajamento solidário, na região central, e ações de saúde nas 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS). Todas essas ações são fruto da reunião de iniciativas como Festival Cultura na Rua, Semana Municipal da Alimentação, Dia V – Vacinação contra Covid e Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta, e Programa Ciclo do Bem - Diadema em defesa da dignidade menstrual.

“Será um dia para aproveitar com a família, em que a população receberá orientações de saúde e bem-estar, aproveitando boa música, apresentação de circo e ajudando o próximo. O evento terá a participação de várias secretarias e instituições parceiras do município e foi pensado para a fase em que estamos vivendo, em local aberto e sempre mantendo as medidas sanitárias do período”, ressaltou o prefeito de Diadema, José de Filippi Junior.

O dia começa, às 8h30, com a abertura das 20 UBSs para receber a população no Dia V para vacina contra a covid-19 (primeira, segunda e terceira dose) nos públicos elegíveis (mais detalhes no link http://www.diadema.sp.gov.br/saude/27178-diadema-tem-novo-dia-v-de-vacinacao-neste-sabado-16) e da Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta, voltada para crianças e adolescentes até 15 anos. Para isso, um profissional verificará se há dose a ser aplicada, seja por atraso, falta ou necessidade de reforço. É necessária a presença de um responsável e a caderneta de vacinação.  Em situações de perda do documento, a recomendação é de que os pais ou responsáveis compareçam ao mesmo posto de saúde onde vacinaram as crianças anteriormente, para que seja possível consultar quais doses já foram aplicadas na ficha de registro arquivada na unidade.

Nas Unidades, também ocorrerá mutirão com os beneficiários do Programa Bolsa Família, para acompanhamento e atualização dos cadastros. Além de avaliação de crescimento, será feita pesagem e avaliação nutricional das crianças das famílias atendidas pelo Programa. O mutirão se repetirá no dia 23 de outubro.

A partir das 14h, a Praça da Moça vira palco do Festival Cultura na Rua com apresentações circenses, oficinas de malabares, capoeira, dança do ventre, espetáculo da Companhia de Danças de Diadema, apresentações de grupos como Massapê, Banda Furiosa na Folia Casa da Música, Cortejo Coletivo Minas de Resistência, Segundo de Paz, presença do Busão da Cultura com biblioteca itinerante, entre outros. Veja programação em http://www.diadema.sp.gov.br/cultura/27176-confira-a-programacao-completa-do-festival-cultura-na-rua.

Serão montadas ainda tendas para divulgação de programas das secretarias municipais, além de venda de brigadeiros feitos com biomassa de banana, pelo Projeto Colmeia/CAPS Norte; distribuição de mudas de hortaliças pelos integrantes do Programa Agricultura Urbana; e apresentação do Mulheres em Movimento. As atividades são ações da Semana Municipal da Alimentação, que teve início em 14 de outubro e segue até dia 23. O propósito da Semana é refletir sobre a fome que voltou novamente a assolar o país, conscientizar sobre a alimentação nutricional e o meio ambiente. Confira a programação em http://www.diadema.sp.gov.br/27168-diadema-realiza-semana-municipal-da-alimentacao.

Solidariedade

No período da tarde, realiza o lançamento do Ciclo do Bem – Diadema em defesa da dignidade menstrual. O programa do Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Diadema com o envolvimento de diversas secretarias municipais, coordenadorias e também setores privados, para arrecadar absorventes femininos e itens de higiene para mulheres de baixa renda.

Está previsto mapeamento do total de meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade que beneficiariam do programa. No país, estima-se 28% das mulheres, muitas delas adolescentes, deixam de frequentar à escola porque não podem comprar absorventes.

Quem for à Praça da Moça ou às UBSs poderá doar alimentos não perecíveis para a Campanha “Sua Fome Me Incomoda”, que destina os donativos para famílias em vulnerabilidade em conseqüência da crise da pandemia do coronavírus. Saiba mais em http://combateafome.diadema.sp.gov.br.

Os eventos realizados no sábado (16/10) têm a participação das secretarias municipais de Assistência Social e Cidadania, Cultura, Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Educação, Esporte e Lazer, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Saúde e Segurança Alimentar, do Fundo Social de Solidariedade de Diadema e de participantes convidados.

Serviço:

16 de outubro de 2021, sábado

Das 8h30 às 16h

Dia V – Vacinação contra covid-19 e Atualização da caderneta de vacinação

Mutirão de Avaliação dos beneficiários do Programa Bolsa Família

Local: Todas as Unidades Básicas de Saúde (Confira aqui a lista das unidades: http://www.diadema.sp.gov.br/enderecos/324-contato/ubs)

A partir das 14h

Cultura na Rua / Semana Municipal da Alimentação / Lançamento do Ciclo do Bem - Diadema em defesa da dignidade menstrual

Local: Praça da Moça. Encontro da Avenida Alda com Rua Graciosa – Centro.

Comente aqui