Data: 17/09/2021 19:41 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura de Diadema

GCM de Diadema conclui curso de fiscalização ambiental

A Prefeitura de Diadema já possui um time de fiscais ambientais, mas quer ampliar a equipe para melhorar o trabalho em defesa do meio ambiente


Crédito: Divulgação PMD

Um grupo de 30 guardas civis municipais vai passar a reforçar a fiscalização ambiental da Prefeitura de Diadema. A capacitação, com 40 horas de aulas, aconteceu durante a semana e terminou hoje, 17/9.

A formatura será na próxima sexta-feira, 24/9, com a presença do prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior. O evento vai encerrar a Semana da Primavera – Floresce Diadema.

A Prefeitura de Diadema já possui um time de fiscais ambientais, mas quer ampliar a equipe para melhorar o trabalho em defesa do meio ambiente. A fiscalização ambiental previne, autua e pune crimes como despejo clandestino e irregular de lixo, entulho e outros resíduos, maus tratos a animais, poluição sonora, corte ilegal de árvores, entre outras agressões à natureza.

Prova da importância da fiscalização ambiental é que o Programa Jogue Limpo com Diadema já apreendeu 24 veículos de “sujões”, sempre com apoio policial da Guarda Civil Municipal. Agora, após o curso ambiental, esses próprios GCMs poderão conduzir com autonomia também esse tipo de ocorrência.

De acordo com Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, esse curso de capacitação em fiscalização para defesa do meio ambiente faz parte dos planos para reestruturar, ampliar e fortalecer o trabalho da GCM Ambiental, futuramente.

“Além de investir na capacitação ambiental do efetivo, a GCM de Diadema vai continuar sempre atuando em parceria, principalmente, com a própria Secretaria Municipal de Meio Ambiente, além da Delegacia de Crimes Ambientais e a Polícia Militar Ambiental”, explicou Benedito Domingos Mariano, secretário municipal de Segurança Cidadã.

O projeto do curso foi desenvolvido em conjunto pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Serviços Urbanos e a de Segurança Cidadã. Na prática do dia a dia, as duas pastas já costumam atuar juntas no atendimento às ocorrências ambientais.

“Vai ser muito bom reforçar as ações de fiscalizações ambientais com a GCM. Assim, poderemos atuar eficientemente contra agressões ao meio ambiente em qualquer dia ou horário”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Wagner Feitoza, o Vaguinho.

Comente aqui