Data: 19/03/2021 13:14 - Alterado em: 08/04/2021 17:20 / Autor: Redação / Fonte: Ipem-SP

Ipem-SP verifica medidores de fios e cabos elétricos no fabricante em Mauá

Sempre que um instrumento de medição é verificado e aprovado, recebe uma marca de verificação inicial


Ipem-SP verifica medidores de fios e cabos elétricos no fabricante em Mauá
Ipem-SP verifica medidores de fios e cabos elétricos no fabricante em Mauá

Crédito: Ipem-SP

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo, vinculada à Secretaria da Justiça, e órgão delegado do Inmetro, realizou nesta quinta-feira, 8 de abril, a verificação inicial de cinco medidores de fios e cabos elétricos na fábrica da Embrata Industria e Comércio em Mauá, cidade da Região Metropolitana de São Paulo.      

Na fábrica, a equipe do Ipem-SP realiza a verificação inicial dos medidores de fios e cabos conforme Regulamento Técnico aprovado pela Portaria Inmetro nº 88 de 12 de fevereiro de 2021.  

Na ocasião, é feita a verificação da conformidade do instrumento às características de construção descritas na portaria de aprovação de modelo baixada pelo Inmetro, e específica para o modelo inspecionado.    

Na sequência são realizados os ensaios de medição. O medidor de fios e cabos é submetido aos ensaios de determinação de erros de medição, utilizando-se para isso padrões rastreados ao Inmetro, sendo examinados o funcionamento do dispositivo medidor, o funcionamento do dispositivo de retorno ao ponto zero e verificação da correspondência da indicação com os comprimentos medidos nos intervalos de 5m, 10m, 20m e 30m.   

Sempre que um instrumento de medição é verificado e aprovado, recebe uma marca de verificação inicial. Recebe também uma marca de selagem (selo de material plástico contendo o símbolo do Inmetro) com a finalidade de garantir a inviolabilidade do instrumento.   

A ação foi realizada pela equipe de fiscalização da regional do instituto em Santo André. 

Comente aqui