Data: 26/07/2021 11:38 / Autor: Redação / Fonte: PMETRP

Coordenadores pedagógicos de Ribeirão Pires recebem diretrizes da volta às aulas

Equipes preparam protocolos de segurança e de acolhimento para a retomada gradativa e segura de atividades dentro das unidades de ensino municipais


Coordenadores pedagógicos de Ribeirão Pires recebem diretrizes da volta às aulas presenciais
Coordenadores pedagógicos de Ribeirão Pires recebem diretrizes da volta às aulas presenciais

Crédito: PMETRP

A Secretaria de Educação de Ribeirão Pires está realizando os preparativos finais para a retomada gradativa de aulas presenciais na rede municipal, a partir de 2/08. Nesta segunda-feira, dia 26, Orientadores e Supervisores Educacionais da Prefeitura se reuniram com os coordenadores pedagógicos para alinhar as diretrizes para o retorno seguro de estudantes com idade a partir dos 3 anos.

Os coordenadores receberam guia com todos os “Protocolos Pedagógicos de Retorno às Aulas Presenciais”, que contém, por segmento, normativas e atividades sugeridas para este reinício de aulas nas unidades. “Este será um momento voltado ao acolhimento, de atenção às questões socioemocionais das crianças. Com brincadeiras, com escuta ativa, com diálogo, vamos receber os estudantes, identificar suas necessidades de aprendizado e trabalhar para que o processo de retomada seja tranquilo, seguro e produtivo”, explicou a secretária de Educação da cidade, Rosi Ribeiro de Marco.

Durante a reunião, alguns pontos foram destacados, entre os quais a atuação das escolas junto às famílias, que priorizará a orientação e o diálogo; a preparação dos ambientes escolares, seguindo as normas sanitárias de prevenção ao coronavírus; a flexibilização curricular; o acolhimento aos alunos e corpo docente; e o replanejamento de atividades pedagógicas.

O novo serviço de Apoio Psicossocial Escolar – APSE também foi apresentado aos coordenadores. Equipe de psicóloga, assistente social e pedagogas irá coordenar o trabalho de acompanhamento e acolhimento dos alunos com algum tipo de vulnerabilidade identificada, dentro do que estabelece a legislação, para garantir o bom desenvolvimento escolar da criança.

A Secretaria de Educação está intensificando os preparativos estruturais e realizando a entrega de insumos e EPIs para a retomada gradativa e segura dos alunos e profissionais a partir da próxima semana.

Comente aqui