Data: 24/09/2021 12:17 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura de Ribeirão Pires

Equipe Ambiental apreende 30 pássaros mantidos ilegalmente no Bairro Santa Luzia

Os animais foram levados a um Parque Ecológico onde receberam os devidos cuidados. Todas as aves haviam sido capturadas com armadilhas colocadas em postes e árvores


30 pássaros mantidos ilegalmente no Bairro Santa Luzia
30 pássaros mantidos ilegalmente no Bairro Santa Luzia

Crédito: PMRP

O Departamento de Proteção à Fauna e Bem Estar Animal de Ribeirão Pires, ligado à Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano, realizou na tarde desta quarta-feira, dia 22, a apreensão de 30 pássaros silvestres mantidos ilegalmente no Bairro Santa Luzia. Os responsáveis pelo cativeiro foram identificados e já estão sofrendo o processo pela captura dos bichos.

Por meio de denúncia anônima, a equipe chegou até o local e conseguiu flagrar o delito. Todos os pássaros foram encaminhados ao Parque Ecológico do Tietê, onde estão sendo cuidados para serem reintroduzidos na natureza.

Foram encontradas no cativeiro cinco espécies diferentes de pássaros: Colerinho, Sabiá Pardo, Pixoxó, Papa-Capim e Tico-Tico Rei. Todas as aves haviam sido capturadas com armadilhas colocadas em postes e árvores.

Os responsáveis estão sofrendo com o processo legal no município. A pena por tráfico de animais pode ser de seis meses a um ano de detenção, além da multa que pode variar dependendo da espécie e do estado dos animais. Quem compra ou tem em cativeiro espécies da fauna silvestre também está sujeito à mesma pena, como previsto em lei.

Entrega voluntária - Se você tiver um animal silvestre ou exótico em sua residência, uma opção é realizar a entrega voluntária, que não gera penalização e nem multa.

Para denúncias, salvamentos ou entregas voluntárias, os telefones da equipe são: 4824-4197 ou 97211-1112, este segundo também atende via WhatsApp.

Comente aqui