Data: 09/04/2021 16:39 / Autor: Redação / Fonte: PMETRP

SEJEL retoma política de gestão de museus em Ribeirão Pires

Levantamento de dados de visitação e aproximação com o IBRAM fortalecem e direcionam políticas públicas do setor


SEJEL retoma política de gestão de museus em Ribeirão Pires
SEJEL retoma política de gestão de museus em Ribeirão Pires

Crédito: PMETRP

A SEJEL – Secretaria de Juventude, Esportes, Lazer, Cultura e Turismo de Ribeirão Pires, retomou e está dando andamento às ações de gestão de museus da cidade. Nessa semana, a equipe gestora do Museu Municipal Família Pires enviou dados do Formulário de Visitação Anual – FVA, ao IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus).

Desde a inauguração, o Museu Municipal Família Pires recebeu, ao todo, 24.983 visitantes. Em 2020, foram registrados 922 visitantes - até 15 de março, período do fechamento das atividades presenciais, uma das medidas de combate ao coronavírus. Os registros são base de dados importantes para o direcionamento de políticas públicas voltadas ao setor.

"Estamos organizando os setores e buscando a melhoria do atendimento aos munícipes, seguindo as propostas do plano de governo do prefeito Clóvis Volpi", afirmou o secretário da SEJEL Claurício Gonçalves Bento.

O FVA é um instrumento da política nacional (conforme Estatuto de Museus, Lei 11.904/2009, regulamentado pelo Decreto nº 8.124/2013 e Resolução normativa nº 1/2016), utilizado como base no aprimoramento à qualidade de gestões e fortalecimento de políticas públicas setoriais. Além disso, estimula a formalização dos museus, a partir do acompanhamento das dinâmicas de criação, fusão, incorporação, cisão ou extinção de museus.

Comente aqui