Data: 22/09/2021 21:21 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura de Santo André

Construtora inaugura Árvore Solar e transfere sede para Santo André

Mobiliário urbano inteligente está localizado na avenida Padre Manoel da Nóbrega, no bairro Jardim


Crédito: Divulgação / PSA

Foi inaugurada oficialmente nesta terça-feira (21) a primeira Árvore Solar com conceito de conectividade da região, em cerimônia que marcou também a inauguração do edifício Serafina Corporate, que teve investimento na casa dos R$ 35 milhões. Localizado na avenida Padre Manoel da Nóbrega, 385, no bairro Jardim, o edifício, além de abrigar a nova sede da Construtora Patriani, gerará emprego e renda na cidade ao receber novas empresas que buscam locação de lajes corporativas.

A Árvore Solar e o conjunto de equipamentos associados, além da produção descentralizada de energia solar, permite também uma série de possibilidades de sensoriamento dinâmico da cidade, como medições climáticas e monitoramento de bueiros, por exemplo, além do monitoramento e gestão automatizada de aspectos do próprio edifício, tais como o consumo de água ou a produção e consumo de energia. É possível até mesmo fazer recarga de bicicletas e patinetes elétricos ao lado do local.

“Estamos orgulhosos em mais uma vez trazer inovação para Santo André, com um item tecnológico de última geração, que é a Árvore Solar. A energia limpa é o futuro dos empreendimentos, e a Patriani já respira esse futuro a muito tempo em seus projetos. Além de oferecer condições sustentáveis, através da sua tecnologia, a árvore se tornará referência no bairro Jardim. Estamos muito felizes”, destaca o CEO da Construtora Patriani, Bruno Patriani.

Além de ter iluminações especiais, que poderão ser alteradas em datas comemorativas, a Árvore Solar tem dez metros de altura, o que corresponde a um prédio de dois andares, com placas fotovoltaicas em formato de folhagens. A Árvore Solar é associada a um conjunto de placas fotovoltaicas instaladas no topo do prédio, que proporcionarão até 70% de redução no consumo de energia da área social do condomínio.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, O lançamento da Árvore Solar, além da nova sede da Construtora Patriani, é motivo de orgulho para a cidade. “Mostra que a política da simplificação, desburocratização, agilização e transparência na tramitação de processo tem feito a diferença na atração de investimentos para a cidade. O conceito do edifício é alinhado aos conceitos que estamos aplicando na administração pública, já que conta com inovação, tecnologia e racionalização de recursos”, contou o secretário.

Segundo o vice-prefeito Luiz Zacarias, Santo André está com as portas abertas para novos investimentos. “Gostaria de agradecer a Patriani pela confiança e investimento na cidade, que deverá impactar o comércio da região. Tenho certeza que a partir desta árvore, deverão vir muitos outros projetos inovadores para a cidade e estamos prontos para isto”, disse.

A iniciativa realizada pela Patriani foi feita em parceria com o Parque Tecnológico de Santo André e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André). Esta estrutura, viabilizada através de programa de compensação ambiental do Semasa, faz parte de um amplo programa da Prefeitura de Santo André denominado “Plataforma Conecticidade”.

Entre outros aspectos, este programa vem atuando para que a cidade de Santo André seja um laboratório aberto de soluções para cidades inteligentes, em parceria com universidades, startups e empresas inovadoras. Nesta perspectiva, inclusive, o Parque Tecnológico de Santo André, por meio do Hub de Inovação, estimula esses atores no desenvolvimento de soluções tecnológicas e inovadoras para desafios tecnológicos industriais.

Comente aqui