Data: 16/10/2021 18:57 / Autor: Redação / Fonte: Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André

Semasa de Santo André inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

A primeira apresentação presencial ocorreu neste sábado (16), a equipe de educação ambiental do Semasa pretende levar, com o 'Tuca Visita', oficinas e bate-papo para instituições da cidade


Contação de histórias - Semasa
Contação de histórias - Semasa

Crédito: Divulgação

A Tuca, contadora de histórias do portal infantil Hendu, saiu de trás das telas e começou a realizar apresentações de forma presencial. Com a queda de contágios e de internações pelo coronavírus, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vem retomando o trabalho em campo para fazer com que atividades de educação ambiental possam atingir o maior número de crianças.

A primeira apresentação presencial ocorreu neste sábado (16) para “lobinhos” do Grupo Escoteiro Jaçatuba, que fica no Parque Jaçatuba. A personagem Tuca contou uma história que trabalha o tema consumismo infantil. Quem nunca escutou a famosa frase “todo mundo tem e eu não tenho”? Baseado nesse pedido incessante, a narrativa abordou sobre uma criança que cobra dos pais os seus desejos e que quer ser "igual a todo mundo".

“Um dos princípios de trabalhar a educação ambiental é fazer com que as crianças se movimentem, brinquem, tenham contato com a natureza e estímulos à imaginação. A Tuca, ao sair das telas, tem como objetivo proporcionar isso”, explica a criadora e personagem da Tuca, Priscilla Ciarallo, que é agente ambiental do Semasa.

Responsável pelo portal Hendu, a equipe de educação ambiental do Semasa pretende levar, com o 'Tuca Visita', oficinas e bate-papo de contação de histórias para instituições e espaços de Santo André. Interessados podem entrar em contato com a autarquia em www.semasa.sp.gov.br/hendu.

Por meio da contação de histórias, uma série de habilidades são estimuladas nas crianças, como o desenvolvimento da linguagem, expressão corporal, oralidade, escrita, imaginação e percepção, além da construção de novos conhecimentos. Esta atividade, portanto, é uma importante estratégia de sensibilização ambiental. 

O portal Hendu continuará todo mês com contação de histórias, trazendo sempre reflexões sobre a relação dos seres vivos com o meio ambiente. Lançada em junho de 2020, a plataforma é destinada a crianças de até 12 anos. Além da sessão Conte uma História, o portal traz uma série de atividades on-line de educação e sensibilização ambiental, que são específicas para cada faixa etária. O site também traz informações aos pais, orientando-os sobre a importância e as possíveis formas de mediar as atividades que são sugeridas.

Contação de histórias - Semasa
Contação de histórias - Semasa

Crédito: Divulgação

Comente aqui