Data: 17/09/2021 15:55 / Autor: Redação / Fonte: Sesc Santo André

Sempre Um Papo e Sesc Santo André recebem Valter Hugo Mãe e Silvio Meira

Projeto é retomado virtualmente em setembro com participação do escritor português e do cientista e professor paraibano


Valter Hugo Mãe
Valter Hugo Mãe

Crédito: Daniel Bianchini

O teatro do Sesc Santo André era palco dos bate-papos com diversos autores sobre suas obras, mediados pelo jornalista Afonso Borges no projeto Sempre Um Papo. Neste mês, o Sesc Santo André e o Sempre Um Papo retomam, virtualmente, as atividades do projeto recebendo os escritores Valter Hugo Mãe e Silvio Meira, respectivamente, nos dias 21 e 28 de setembro, terças-feiras, às 20h. A conversa, mediada pelo jornalista Afonso Borges, idealizador e fundador do Sempre Um Papo, será acessível em Libras com transmissão pelo YouTube, Facebook e Instagram do Sempre Um Papo e pelo canal do Youtube do Sesc Santo André.

 No dia 21, um dos mais reconhecidos autores em língua portuguesa da atualidade, Valter Hugo Mãe é convidado para o debate e o lançamento do livro “Serei Sempre O Teu Abrigo” (Ed. Biblioteca Azul). No dia 28, o cientista, professor e empreendedor paraibano Silvio Meira conversa com o jornalista Afonso Borges sobre o tema “O fim do livro?…, da leitura longa?…, da reflexão…?”. O Sempre Um Papo é uma parceria da Associação Cultural Sempre um Papo e do Sesc. Até dezembro, estão previstos mais quatro encontros virtuais.  

“Serei Sempre O Teu Abrigo” (Biblioteca Azul)  

O livro é um conto sobre os laços de afeto entre avós, a partir da perspectiva do neto. Ele traz a história de um avô que vê o mundo com poucas cores, como se habitasse sempre a noite, e de uma avó que fazia do amor um exercício racional, lúcido e diário. Esta obra, que conta com desenhos feitos pelo próprio autor, revela a sabedoria e a coragem presentes no sentimento, assim como o poder dos laços familiares.  

"Um dia, entendi que os velhos são heróis. Passaram por muito, ganharam e perderam tanta coisa. Perderam pessoas. Persistem sobretudo para cuidar de nós, os mais novos, e nos assistirem. Observam-nos."  

“O fim do livro?..., da leitura longa?..., da reflexão...?”  

A provocação de Sílvio Meira sobre a finitude do livro e da leitura não basta em si mesma. Se é o fim, pode ser o início; se não terminar, pode ser o meio e, se acabar, vai se transformar. Como todos os hábitos e vícios estão em transição, as perguntas são pertinentes, mas algumas já vem com tarja preta de remédio controlado: quem tem paciência para leitura longa? Antes, o que é uma leitura longa? Como isso se desdobra no meio líquido e elétrico do cérebro? E o caldeirão das distrações digitais? Existirá concentração em tantos planos e dimensões do tempo? E o próprio tempo? O que será que será?  

Autores:   

Valter Hugo Mãe nasceu em Saurimo, na Angola, em 1971. É autor de mais de 30 livros e teve sua obra lançada em países como Colômbia, Israel, Alemanha, Espanha, França e Croácia. Dentre seus livros de maior popularidade estão “O Remorso de Baltazar Serapião”, de 2006; “A Máquina De Fazer Espanhóis”, de 2012, vencedor dos prêmios Telecom de Melhor Livro do Ano, Telecom de Melhor Romance do Ano e Oceanos; e “O Filho De Mil Homens”, de 2016, todos publicados pela Biblioteca Azul. Teve sua poesia reunida no volume “Publicação da Mortalidade”, lançado pela editora portuguesa Assírio & Alvim, em 2018.  

Silvio Meira nasceu em 1955, no município de Taperoá, na Paraíba e atua na área de engenharia de software e inovação. É professor associado da Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Recebeu da Presidência da República as comandas da Ordem Nacional do Mérito Científico, em 1999, e da Ordem de Rio Branco, em 2001. Em 2009, ele foi considerado pela Revista Época uma das cem pessoas mais influentes do Brasil, por sua contribuição na fundação do Porto Digital, considerado o maior parque tecnológico do país.

 Sempre um Papo - 35 anos

 Criado em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o “Sempre Um Papo” é reconhecido como um dos programas culturais de maior credibilidade do País. Em sua história, já ultrapassou os limites de Belo Horizonte e chegou a 30 cidades, em oito estados da Federação, além do Distrito Federal, tendo sido realizado também em Madri, na Espanha. O projeto realiza encontros entre grandes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. Durante a pandemia, os encontros ocorrem em formato virtual. Em 35 anos de trabalho, aconteceram mais de 7 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas. Com o tempo, vieram outros projetos e iniciativas que visam o incentivo à leitura, incluindo o Fliaraxá - Festival Literário de Araxá, que chega à décima edição em 2021 e o Flitabira - Festival Literário de Itabira, que tem sua primeira edição neste ano, de 26 a 31 de outubro.  

SERVIÇO

Sempre Um Papo com Valter Hugo Mãe 

Dia 21 de setembro, terça-feira, às 20h

Local: YouTube, Facebook e Instagram do Sempre Um Papo

Local: YouTube do Sesc Santo André –  https://youtube.com/santoandresesc  

Informações: www.sempreumpapo.com.br  

Sempre Um Papo com Silvio Meira

Dia 28 de setembro, terça-feira, às 20h

Local: YouTube, Facebook e Instagram do Sempre Um Papo

Local: YouTube do Sesc Santo André –  https://youtube.com/santoandresesc

Informações: www.sempreumpapo.com.br 

Comente aqui