Data: 13/10/2021 15:23 / Autor: Redação / Fonte: Faculdade de Tecnologia Termomecanica

Faculdade de Tecnologia Termomecanica realiza lives sobre vestibular 2022

Instituição oferece 160 vagas gratuitas para quatro cursos superiores; processo seletivo ocorrerá de forma presencial no dia 14 de novembro


A Faculdade de Tecnologia Termomecanica (FTT) realizará encontros virtuais ao vivo nos dias 14, 15, 18 e 19 de outubro, para sanar dúvidas sobre cada um dos cursos oferecidos e sobre a retomada do vestibular 2022, que retorna ao formato presencial. Cada dia será dedicado a um curso específico e permitirá ao candidato saber um pouco mais sobre a FTT, que está com 160 vagas gratuitas disponíveis para novas turmas dos cursos de bacharelado em Administração, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação e Engenharia de Controle e Automação. As inscrições podem ser realizadas até o dia 25 de outubro de 2021, diretamente no site da Vunesp.

A professora Luciana Guimarães Borges, diretora acadêmica da FTT, acredita que o vestibular garante maior equidade para os interessados. “É um processo seletivo que permite que todos os candidatos que concluíram o Ensino Médio, em algum momento, tenham oportunidade de concorrer a uma vaga na Faculdade. Estamos lidando de forma responsável com a retomada de atividades presenciais, dessa forma serão utilizadas um número maior de salas onde as provas do processo seletivo serão realizadas; em cada uma dessas salas será ocupado somente parte do espaço com os candidatos, garantindo assim o distanciamento social; Cada candidato deve levar seus objetos de uso pessoal, como caneta, máscaras, recipiente para tomar água, álcool em gel e respeitar os protocolos sanitários”, afirma.

A partir de um processo contínuo de atualização, a Faculdade implementou recentemente as novas matrizes curriculares dos quatro cursos de graduação. Estas matrizes estão totalmente atualizadas e alinhadas com as necessidades atuais e futuras do mercado, aumentando assim, sem dúvida, o interesse das empresas pelos alunos da FTT. Existe um foco em inovação, tecnologias inovadoras, e nas principais tendências mundiais. “Por meio de um acompanhamento constante, baseado em metodologia testada, conseguimos detectar qual o perfil do profissional e conhecimentos que os setores demandam e, assim, incluir no cotidiano dos alunos a discussão de temas que alinham as competências profissionais e sociais às expectativas do mercado. Isso se dá nas aulas, simpósios, atividades como empresa júnior, desafios, entre outros.

Entre as últimas atualizações, a diretora destaca a inserção de temas como comércio exterior, relações internacionais, inovação, inteligência de mercado e ciências de dados no curso de Administração. Já o curso de Engenharia de Alimentos incorporou disciplinas que envolvem gestão e ciência de dados na formação específica do profissional, tendo como base o desenvolvimento de produtos e processos no setor alimentício. O curso de Engenharia da Computação passou a direcionar a formação profissional para além da programação, promovendo o conhecimento profundo e amplo das novas tecnologias e sua responsabilidade na transformação de setores. E a Engenharia de Controle e Automação inseriu temáticas ligadas à digitalização e novas tecnologias aplicadas aos processos, além de conteúdos voltados para gestão. Também foram incluídas disciplinas eletivas, no formato híbrido, que o aluno poderá escolher dentre as trilhas de formação complementar.

“Nossos cursos estão totalmente alinhados às exigências do mercado atual e futuro. Aliado às questões técnicas, os alunos da FTT têm em sua formação o olhar voltado para a cidadania, sustentabilidade e desenvolvimento da sociedade. Todo esse processo faz parte da formação de um profissional com visão sistêmica, moderna, arrojada, e com olhar para o futuro”, afirma Luciana.

Ainda de acordo com a diretora, o relacionamento com as empresas, mesmo durante a pandemia foi ampliado e estreitado e, como resultado, houve um incremento no número de vagas recebidas e divulgadas aos alunos, ocasionando no crescimento no índice de alunos contratados. “Quando comparamos o primeiro semestre de 2021 com o ano passado, notamos um crescimento de, em torno de 500 vagas, e estabelecemos mais de 70 novos convênios com empresas, o que resultou em um aumento de 26% no número de alunos estagiando, em todos os cursos da FTT. São números expressivos e que demonstram claramente a transformação e oportunidades desenvolvidas”.

Sobre o vestibular

O processo seletivo volta a ser presencial, por meio de prova objetiva e redação mas com adequações para garantir a integridade dos candidatos é importante ler atentamente o edital disponível nos sites da FTT e da Vunesp.

Metade das vagas oferecidas é destinada a candidatos com renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. O candidato interessado nessa modalidade deve se inscrever para as vagas sociais e comprovar o perfil socioeconômico no ato da matrícula. Os critérios estão especificados no edital.

Mais informações sobre o vestibular podem ser obtidas também no site da FTT.

Serviço

Lives - Processo seletivo FTT

Datas: 14 de outubro: Engenharia de Alimentos

           15 de outubro: Administração

           18 de outubro: Engenharia de Computação

           19 de outubro: Engenharia de Controle e Automação

Horário e local: sempre às 19h30, no Youtube

Comente aqui