Data: 24/09/2021 17:54 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura de São Bernardo do Campo

Programa Saúde na Escola realiza avaliação bucal de 45.803 estudantes em São Bernardo

Prefeito Orlando Morando acompanhou ação realizada nesta sexta-feira (24/9) na EMEB Professora Sylvia Marilena Fantacini Zanetti, no Jordanópolis


Crédito: Omar Matsumoto / PMSBC

O Programa Saúde na Escola, da Prefeitura de São Bernardo, realizou, neste mês de setembro, trabalho de orientação sobre a higiene oral e avaliação bucal de 45.803 estudantes matriculados na rede municipal de ensino. A ação conjunta das secretarias de Educação e Saúde foi acompanhada, nesta sexta-feira (24/9), pelo prefeito Orlando Morando durante visita à EMEB Professora Sylvia Marilena Fantacini Zanetti, no Jordanópolis.

“É um programa importante tanto para ensinar as crianças e as famílias sobre a escovação adequada e importância da alimentação saudável para a saúde bucal quanto para dar encaminhamento aos casos que necessitam de tratamento odontológico na nossa rede de Saúde. Ações como essa colaboram tanto para a melhora da saúde quanto do aprendizado das nossas crianças”, ressalta o prefeito Orlando Morando.

Com a retomada das aulas 100% presenciais nas escolas municipais em agosto, o Programa Saúde na Escola realizou, entre os dias 13 e 24 de setembro, as atividades de orientação e avaliação da saúde bucal dos estudantes matriculados em 196 EMEBs. No total, foram distribuídos 28.148 folders com orientações sobre escovação correta e importância da limpeza da boca e dentes após as refeições aos estudantes e seus familiares desde a creche até a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Secretário da Saúde de São Bernardo, Dr. Geraldo Reple Sobrinho observa que o Programa Saúde na Escola vem sendo uma ferramenta importante para ampliação do acesso dos estudantes à saúde. “É importante sempre lembrar que a saúde começa pela boca. Essa ação nos ajuda a identificar estratégias de enfrentamento das vulnerabilidades sociais as quais essas crianças possam estar expostas bem como no planejamento das políticas públicas”, diz.

Para a secretária da Educação, Silvia Donnini, a parceria entre as secretarias da Educação e da Saúde é fundamental para o acompanhamento da saúde dos alunos nas escolas. “O programa de saúde bucal vem sendo um importante instrumento para fortalecer a saúde das nossas crianças para que elas tenham condição de aprender sempre”, ressalta.

Comente aqui