Data: 29/07/2021 17:36 / Autor: Daniel Macário / Fonte: Secom/PMSBC

São Bernardo lidera geração de empregos no Grande ABC no 1º semestre de 2021

De janeiro a junho, município criou 7.265 postos formais de trabalho; serviços e indústria lideraram criação de vagas


São Bernardo lidera geração de empregos no Grande ABC no 1º semestre de 2021
São Bernardo lidera geração de empregos no Grande ABC no 1º semestre de 2021

Crédito: Gabriel Inamine/PMSBC

Impulsionada pelo aumento do ritmo da atividade econômica, com instalação de novas empresas em todo território do município, São Bernardo liderou no primeiro semestre deste ano a criação de empregos no Grande ABC. De janeiro a junho, a cidade criou 7.265 novos postos formais de trabalho, com destaque para os setores de serviços e indústria. Os números foram divulgados nesta quinta-feira (29/07) pelo Ministério da Economia, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

De acordo com o levantamento elaborado pelo governo federal, uma a cada três vagas preenchidas no Grande ABC neste ano foram criadas por empresas sediadas em São Bernardo. O setor de serviços foi o que mais contratou com carteira assinada na cidade, de janeiro a junho com saldo de 3.225 vagas líquidas. Apesar da crise econômica imposta pela pandemia, outro segmento da economia que colaborou para o resultado positivo do município foi a indústria, que registrou a criação de 2.059 postos de trabalho, seguido por comércio com 1.018 vagas de emprego.

Na avaliação do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, o bom desempenho obtido pelo município reflete a retomada consciente do setor econômico na cidade nos últimos meses. “Com o avanço da imunização, temos permitido gradativamente a liberação das atividades dos mais variados setores, o que tem impulsionado a economia da cidade. Sabemos que ainda temos um caminho longo pela frente, mas nossa equipe está empenhada em estreitar o relacionamento com a iniciativa privada, buscando entender a necessidade de cada setor neste momento”, destacou.

POLÍTICA DE INCENTIVO – Desde 2017, a Prefeitura de São Bernardo vem desempenhando diversas ações de incentivo à indústria, tendo em vista que o município é considerado um dos principais polos industriais do País. Entre as medidas estão a manutenção, expansão e inovação do parque produtivo instalado, estímulo e apoio à revitalização de áreas industriais, incluindo áreas degradadas e galpões industriais, programa municipal de inovação, atração de investimentos para pesquisa e desenvolvimento e revisão da lei de incentivos.

GERAÇÃO DE EMPREGO – Tais políticas públicas têm fomentado a economia da cidade. Prova disso é que em junho, por exemplo, a cidade recebeu a primeira loja da rede Oba Hortifrúti, instalada na Avenida Francisco Prestes Maia. A inauguração da unidade, que recebeu R$ 10 milhões em investimentos, gerou cerca de 100 novos postos de trabalho no município.

Ainda no mês passado, a Sanca Galpões anunciou a ampliação de sua presença em São Bernardo com a instalação de seu segundo Centro Logístico na cidade, com investimento de R$ 150 milhões e geração de 2.000 empregos diretos e indiretos. Outra empresa que anunciou sua expansão foi a Vogler com construção de novo galpão e geração de 410 postos de trabalho.

OPORTUNIDADES – Outra iniciativa importante adotada pela Prefeitura de São Bernardo para auxiliar moradores da cidade é a Central de Trabalho e Renda (CTR), agência pública do município que atua junto à iniciativa privada para oferta de oportunidades de emprego. A unidade funciona de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, e de sexta-feira, das 8h às 15h. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone 2630-7618.

Comente aqui