Data: 30/07/2021 09:47 / Autor: Suzel Tunes / Fonte: PMSCS

Escola de Novas Tecnologias de São Caetano destaca Internet das Coisas em aula inaugural

Aula inaugural será realizada no dia 4 de agosto, às 19h


Escola de Novas Tecnologias de São Caetano destaca Internet das Coisas em aula inaugural do 3º bimestre
Escola de Novas Tecnologias de São Caetano destaca Internet das Coisas em aula inaugural do 3º bimestre

Crédito: Letícia Teixeira/PMSCS

Ligar e desligar as luzes da casa à distância, controlar a temperatura do ar condicionado e da água na banheira pelo celular, ter um sistema de segurança por biometria ou uma geladeira que avisa quando é hora de fazer compras.  A “casa inteligente” não é mais ficção científica, é possibilidade, graças à conexão de objetos do cotidiano à rede mundial de computadores, a chamada Internet das Coisas (IoT). E os alunos da Escola Municipal de Novas Tecnologias (EMNOVA) Profa. Neusa Nunes Branco, da Prefeitura de São Caetano do Sul, terão a oportunidade de conhecer um pouco dessa verdadeira revolução tecnológica em sua aula inaugural do terceiro bimestre.

Com o título “Internet das coisas: criando com a plataforma Arduíno”, a aula inaugural será realizada no dia 4 de agosto, às 19h, no Canal de Youtube da Escola Municipal de Novas Tecnologias, que pode ser acessado pelo site da escola: https://emnova.scseduca.com.br/

O palestrante será Artur Jovanelli, professor certificado pela Google no uso de Novas Tecnologias e coordenador de Tecnologia da Informação (TI) na Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul. Ele vai falar sobre como os objetos eletrônicos de uma residência podem coletar informações e serem controlados de forma remota por meio da plataforma Arduíno.

 “A IoT é uma possibilidade de trabalho para se desenvolver soluções e conectar as coisas na internet”, define o diretor da EMNOVA, Wesley Dourado. “É um novo cenário, onde os personagens principais são objetos que determinam o que vai acontecer e de que forma vai acontecer. É o momento em que a tecnologia está realmente a serviço do ser humano”.

Não é preciso ser aluno para assistir a essa aula inaugural; ela está aberta a qualquer pessoa que se interesse pelo tema.  Já os cursos da escola, todos gratuitos, destinam-se a moradores de São Caetano. Quem quiser fazer a inscrição para o próximo bimestre pode obter mais informações no link https://emnova.scseduca.com.br/cursos

Comente aqui